Solenidade da Santíssima Trindade – Ano C
22 de maio de 2016Leitura: Marcos 10,13-16
Depois disso, algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que ele as abençoasse, mas os discípulos repreenderam aquelas pessoas. Quando viu isso, Jesus não gostou e disse:
— Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele.
Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas.
Oração: Venham a mim como crianças
O Reino pertence àqueles que são como as crianças, e quem não recebe a proposta do Reino como uma criança nunca participará dele. Logo, há de se pensar naquele diferencial de ser criança, necessário para vivermos o Reino de que tanto fala Jesus.
A criança vive a simplicidade, não se preocupando em elaborar complexidades apenas para que seja notada pelo mundo. Ser criança requer honestidade e sinceridade, porque não há sentido em exaltar aquilo que claramente está errado e distorcido. A criança é sonhadora, visionária; é certa de que nasceu para mudar o mundo, inspirada em seus super-heróis. Entende que precisa aprimorar seus relacionamentos a todo instante, no sentido de conquistar amizades e de viver a beleza da vida com elas, em comunhão.
Sobretudo, sermos crianças diante da vontade de Deus significa reconhecermos a nossa dependência da bondade e misericórdia que transbordam dele, sabendo que pouco ou nada temos a oferecê-lo em troca. Vale, contudo, nosso esforço em reproduzir e praticar suas orientações, que nos são, também por bondade e misericórdia, oferecidas pelo Filho sempre que vamos a ele.
Rezemos para que compreendamos qual a melhor forma de nos fazermos crianças hoje, diante do convite à participação do Reino. Peçamos a Jesus que ele sempre nos lembre dessa necessidade de vivermos a simplicidade das crianças, de modo que evitemos as distrações do mundo.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte/MG