“Eu vim chamar os pecadores”
21 de setembro de 2020Confiar na providência de Deus
23 de setembro de 2020Lc 8,19-21. “Venha fazer parte da família de Jesus”
Leitura: o que o texto diz?
Jesus continua sua missão com seus apóstolos e algumas mulheres que também os segue. Nestes versículos o mestre ensina o poder e alcance da Palavra de Deus. Nem por um momento Jesus está renegando sua família, mesmo sendo essa a primeira impressão deixada pelo texto.
Jesus é o filho de Deus, embora nascido em uma família biológica, Ele é essencialmente divino. Como tal Ele nos une a Deus como filhos adotivos do Pai. E lança-nos um convite todo especial: você quer fazer parte da família de Deus? Para tanto só existe um requisito: ouvir e praticar a Palavra de Deus.
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
Leia calmamente o texto até você se fazer presente neste cenário. Jesus se faz presente em dois cenários: com seus seguidores e em relação á sua família. Primeiro se coloque como um desses ouvintes dos ensinamentos de Cristo, depois se coloque na posição de um dos parentes de Jesus que veem de longe para vê-lo e falar-lhe, porém Ele não te recebe. Quais são os sentimentos vivenciados por você nestes dois cenários?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Agora conte para Deus o que você prefere ser: um mero ouvinte da Palavra ou quer pertencer a família universal de Jesus? Este é o momento desse diálogo amoroso com o Pai. Diga para Ele que pelo amor ao Pai, pela Graça do Filho e a comunhão no espírito Santo você já faz parte da família de Jesus.
Contemplação: o que Deus, através do texto, faz em mim?
E eis que você se sente acolhido nesta família sagrada. E assim, como Deus fez com o profeta Ezequiel, Ele te mostra a Escritura Sagrada e te dá para comê-la (Eucaristia), depois pede que você faça dela a sua oração (lectio divina), em seguida a coloque na prática de seu dia a dia.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Depois de me alimentar da palavra, agora é o momento de leva-la para quem ainda não a conhece em forma de círculos bíblicos, formações, cursos, leitura orante em família, em comunidade. Não deixe que se fale da Bíblia somente no mês de setembro, pois a Palavra de Deus não deve ser calada, pelo contrário temos que subir nos telhados para proclamá-la. Neste nosso contexto de tantas contradições, injustiças, violência e preconceitos só a Palavra de Deus tem poder para transformar nosso mundo no mundo desejado por Deus; onde reina a paz, a esperança, o perdão, a fraternidade e a justiça. Deus precisa de nossa voz.
Ir. Ana Lucia Alencar de Souza, nj – Graduada em Teologia e Especialista em Bíblia (Faculdade Católica de Fortaleza).Coordenadora da Comissão Bíblica da Arquidiocese de Teresina- PI