“Meu filho, os seus pecados estão perdoados.”
13 de janeiro de 2017II Domingo do Tempo Comum – Ano A
15 de janeiro de 2017Leitura: Marcos 2,13-17
Jesus saiu outra vez e foi para o lago da Galileia. Muita gente ia procurá-lo, e ele ensinava a todos. Enquanto estava caminhando, Jesus viu Levi, filho de Alfeu, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Então disse a Levi:
— Venha comigo.
Levi se levantou e foi com ele. Mais tarde, Jesus estava jantando na casa de Levi. Junto com Jesus e os seus discípulos estavam muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama que o seguiam. Alguns mestres da Lei, que eram do partido dos fariseus, vendo Jesus comer com aquela gente e com os cobradores de impostos, perguntaram aos discípulos:
— Por que ele come e bebe com essa gente?
Jesus ouviu a pergunta e disse aos mestres da Lei:
— Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu vim para chamar os pecadores e não os bons.
* * *
Oração: Venha comigo
Temos dificuldade de aceitar o chamado de Jesus ao seu seguimento porque nos sentimos frágeis demais para assumir o desafio. Mesmo antes de partirmos com Ele na caminhada da vida, já visualizamos as inúmeras dificuldades, mais do que suficientes para derrubarem a nossa fé e esperança. Sentimo-nos espiritualmente doentes, incapazes de escutar a atender o “Levanta-te” que tanto é dito por Jesus. Se somos desse jeito, então é certo que Jesus veio para nós, porque quer recuperar aqueles abatidos, e quer salvar “esse tipo de gente”.
Hoje Jesus se aproxima de cada um de nós e faz o convite: Venha comigo! É certo que faz o convite a qualquer um, porque é misericordioso e ama a todos. Se é pecador, se é “esse tipo de gente”, então só ganha ainda mais a atenção de Jesus, que para este mais insiste: Venha comigo! Contemplando a cena de Jesus chamando Levi, o cobrador de impostos, olhemos agora um pouco para nós mesmos e procuremos detalhar a cena do nosso chamado. Jesus caminha e… de repente, nos vê. Onde estamos? O que fazemos? Quais as nossas preocupações? O que queremos?
Levi se levantou e foi com ele. Nós também precisamos nos levantar e ir com Ele. São duas atitudes: levantar – ir com Ele. Peçamos hoje a Jesus para que sejamos capazes de vencer aquilo que nos prende sentados. Peçamos que Ele seja o pastor de nossas vidas, nos dando sabedoria para irmos com Ele, a qualquer lugar que Ele nos quiser levar.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte/MG