Eu lhes darei descanso (Mt 11,28-30)
9 de dezembro de 2015Com quem vou comparar esta geração? (Mt 11, 16-19)
11 de dezembro de 2015Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram, João Batista é o maior. Porém quem é menor no Reino do Céu é maior do que ele. Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo. Até o tempo de João, todos os Profetas e a Lei de Moisés falaram a respeito do Reino. E, se vocês querem crer na mensagem deles, João é Elias, que estava para vir. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
Nós estamos vivendo um tempo muito especial, o Advento, no qual nos preparamos para a vinda de Jesus. Estamos vivendo sua segunda semana.
Toda a expectativa que vivemos para o Natal do Senhor faz um paralelo com a história de Israel, quando os profetas, nos momentos difíceis da vida, sustentavam a esperança, anunciando que Deus não os havia abandonado e que sua glória se manifestaria no tempo oportuno.
Com a proximidade do Natal, nossas esperanças se renovam. Nós nos lembramos de forma mais clara, mais palpável, que o Senhor caminha conosco, nos ampara e nos dá coragem para enfrentarmos os desafios da vida.
Na primeira leitura de hoje, o profeta Isaías se utiliza da água – este bem tão precioso – para animar seu povo: “Quando o meu povo, pobre e necessitado, procurar água e não encontrar; quando a boca deles estiver seca de sede, eu, o Senhor, os atenderei, eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. Farei com que brotem fontes nos vales e com que rios corram pelas montanhas onde não há plantas. Farei com que os desertos virem lagos e com que nas terras secas haja muitos poços” (Is 41,17-18).
Nessa mesma expectativa, preparamo-nos para o Natal. Sentimos irromper em nosso interior a esperança de que dias melhores virão e o trecho do evangelho proposto para hoje nos dá razão para sentir tanta esperança.
Jesus cumpre todas as profecias: “Até o tempo de João, todos os Profetas e a Lei de Moisés falaram a respeito do Reino”.
Sim, os Profetas e a Lei de Moisés falaram a respeito do Reino, porém, agora, o Reino está entre nós, porque Jesus o trouxe. Ele se inicia com a Nova Aliança realizada em Jesus. João é o último dos profetas da antiga aliança, que preparou o povo para a plenitude dos tempos em que vivemos.
Jesus faz uma comparação que pode nos deixar embaralhados, pois Ele diz que João, embora seja o maior dos homens nascidos, é superado pelo menor no Reino do Céu.
Ora, a porta para o Reino do Céu é Jesus. Ele é o caminho! Ninguém vai ao Pai senão por Ele, e, todo aquele que passa por Ele e nasce do Espírito, supera qualquer outro que tenha nascido de mulher.
Este é o convite para o aprofundamento da nossa oração de hoje: quanto tenho aceitado viver como Jesus ensinou? Quanto tenho conformado minha vida à vida dele? Em que medida tenho buscado viver o amor? Tenho dado tempo e oportunidade para o Espírito se manifestar?
Muitas vezes, não conseguimos aceitar que o Reino do Céu está entre nós, já que vemos, ainda, tanta injustiça. Não podemos esquecer: Jesus disse que o Reino é como uma pequena semente de mostarda, seu crescimento depende de nossa adesão e o tempo do Advento é muito oportuno para nos lembrar disto. O Natal será aquilo que prepararmos em nós e o Reino crescerá na medida em que permitirmos que ele cresça. Na verdade, ele já está entre nós e o Natal vem renovar nossa esperança em seu crescimento.
São João Batista, interceda por nós para que também anunciemos a vinda de Jesus e preparemos os seus caminhos. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte