Nossa Senhora Rainha – Memória
22 de agosto de 2018Vivendo na verdade e sinceridade (Jo 1,45-51)
24 de agosto de 2018Evangelho – Mt 13,44-46
Vende todos os seus bens e compra aquele campo. Naquele tempo, disse Jesus à multidão: O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido.
Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.
Palavra da Salvação.
ORAÇÃO
A nossa oração de hoje se norteia pelo texto de Mateus e podemos fazer uma primeira reflexão a partir do que Jesus disse à multidão: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.”
A prosperidade e a abundância tem sido uma temática muito presente em nossa vida nos dias de hoje. Um tesouro nos remete a essa fartura de tudo, a uma vida plena de sucesso, realização, dinheiro… faz-nos pensar em tranquilidade e sossego para o resto da vida.
Mas Jesus não nos diz apenas que o Reino do Céus é como um tesouro que vai nos saciar pelo resto da vida, que vai nos permitir viver em abundância e sermos prósperos. Ele nos diz que o Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. É uma riqueza que está escondida, que precisa ser buscada para se revelar. E que esta revelação acontece à medida que conhecemos este campo, que nos tornamos frequentes a ele, que aumentamos nossa intimidade com ele.
É desta forma que o Pai se revela a nós através do seu Filho. É pela nossa proximidade com Sua Palavra, com a Eucaristia, com este “terreno” sagrado. Desta forma vamos nos familiarizando e nos apropriando desta condição de perceber a riqueza deste lugar.
Jesus diz ainda: “Um homem o encontra e o mantém escondido.” O encontro com a riqueza do Reino de Deus nos sugere silêncio, recolhimento, acolhimento. Sugere espera, cuidado. Porque embora tenhamos encontrado o tesouro, nem sempre temos prontamente recursos para possuí-lo, ainda nos falta maturidade para isso.
E só quando compreendermos a riqueza que temos em mãos, é que conseguiremos nos desprender de tudo que possuímos, de todas as nossas falsas riquezas para investir no que realmente faz sentido.
“Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.” Numa outra comparação, Jesus nos propõe mais uma reflexão ao dizer que o “Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.”
Ele nos convida a sermos como “compradores” sempre atentos às pérolas que possam estar espalhadas pelo mundo, pela nossa vida. Pérolas que se apresentam em nossas vidas através das pessoas com quem convivemos e nem sempre reconhecemos seus valores. Pérolas que se mostram através de oportunidades e acontecimentos aparentemente corriqueiros mas que podem ser verdadeiras preciosidades para o nosso crescimento.
Trindade Santa e Maria, mãe dulcíssima: acolham neste dia as nossas intenções de reconhecer os valores do Reino de Deus e mantê-los em nossos corações, transformando-os em centelhas de luz para todos que conosco conviverem.
Maria Luzia de Moraes Fonseca, Família Verbum Dei de Belo Horizonte