“Não seja seu próprio Deus”
13 de abril de 2024Trabalhar pelo alimento que permanece
15 de abril de 202414 de Abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Acalme os pensamentos e respire fundo. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leitura. O que diz o texto?
Leia atentamente Lucas 24,35-48.
O texto que você acabou de ler aponta para uma das aparições de Jesus ressuscitado aos seus discípulos. Imagina o misto de sentimentos que surgiram naquele instante: Medo, dúvida, alegria… Medo, porque, afinal, pensavam estar vendo um espírito; dúvida, porque estavam perturbados no coração e não conseguiram acreditar no que viam; alegria, porque realmente o Senhor, de fato, ressuscitou, cumprindo o que prometera. Mas, perante tudo isso, Jesus Se revela e os tranquiliza dizendo: Vede minhas mãos e meus pés. Sou eu mesmo! Esta afirmação deve ressoar em nossa mente e coração. Ele está vivo, venceu a morte. Verdadeiramente ressuscitou e disso muitos foram testemunhas
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Ao perceber este encontro de Jesus com seus discípulos, você pode estar se perguntando qual seria a sua atitude diante de tão grande surpresa. Leia mais uma vez o texto (Lc 24,35-48) e se questione: quais sentimentos despertam no meu coração nesse instante? Coloco-me entre os que creriam ou entre os que duvidariam?
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Você é convidado a rezar com teu coração neste momento. Coloque a verdade que há em Ti perante aquele que é a verdade em Si. Fale o que sente, questione o que não entende, escute o que ele fala. A oração é diálogo de amor entre os que se amam e é caminho de encontro com Deus para quem se abre.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Você já colocou tudo isso diante de Jesus. Já falou a ele de suas inquietações e perturbações. Deixa agora que este mesmo Jesus, ressuscitado, mas com as marcas da Paixão, toque o mais íntimo do seu ser e sinta que tudo o que você traz dentro de si se une agora à presença do Cristo Senhor. Você pode respirar tranquila e calmamente, abrindo todo o teu ser para aquele que traz a paz ao teu coração.
Ação. O que o texto me sugere a viver?
Aquele que se encontra com Jesus é marcado por uma mudança radical de vida. Quais atitudes posso realizar que apontam para essa mudança? Uma delas é nos tornarmos testemunhas do ressuscitado, onde quer que estejamos. O mundo precisa de sinais de vida e de esperança. Vamos começar por nós?
Ir. Ítalo Mateus Dutra de Oliveira, noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Filosofia pela FAFIC – Cajazeiras-PB; graduado em Teologia pela Unicatólica – Quixadá-CE.