Fica conosco, Senhor!
3 de abril de 2024“É o Senhor!”
5 de abril de 202404 de abril, 5ª feira, Oitava da Páscoa
Escolher um lugar/postura confortável.
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Sinta o próprio corpo. Perceba as sensações corporais desde a cabeça até os dedos dos pés.
Escute o seu coração. Acalme os pensamentos e respire fundo.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de Lucas 25,35-48
É a primeira vez que Jesus se encontra com os discípulos que o abandonaram. Poderia aproveitar o momento para colocar todas as coisas às claras, começando por Pedro. No entanto, Jesus doa palavras de encorajamento, que não apagam o mal cometido, mas abrem uma perspectiva de um futuro construído com mais ciência de cada um sobre si mesmo.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Da parte dos discípulos, merecedores de repreendas por suas ações nas últimas horas de Jesus, agora invade a alegria da Ressurreição. Este não é o dia em que Deus vem nos exigir contas do que fizemos ou dizemos, mas quer nos doar o perdão, única forma de recomeçar a vida verdadeiramente. Queremos viver a alegria da Ressurreição? Deixemo-nos invadir por esse perdão e que sejamos capazes de doá-lo.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, que Tuas palavras continuem a abrir nossos ouvidos e nossos olhos para Te reconhecer em tudo!
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Contemple a cena do evangelho. Reflita se você seria capaz de agir como Jesus e doar palavras que ajudem àqueles que te machucaram.
Após uma experiência de traição e de solidão, quais palavras seríamos capazes de dirigir àqueles que nos fizeram viver essas situações? E se estivéssemos no lugar dos traidores e dos que abandonaram Jesus, como reagiríamos ao saber de sua Ressurreição?
Ação. O que eu posso fazer a partir do texto?
Ser testemunha da Ressurreição é missão nossa. Ressurreição que é vida nova, que é acreditar na vida, apesar de tudo… missão de ressuscitados é anunciar que a vida vence sempre.
Equipe Lectionautas