“Reconciliação”
21 de outubro de 2022A verdadeira oração vem do coração
23 de outubro de 2022“22 de outubro/2022, sábado da 29ª Semana do Tempo Comum.
(Lc 13, 1-9)
“URGÊNCIA DE CONVERSÃO”
Leitura: O que o texto diz
Jesus esclarece que aqueles que perecem não são piores dos que permanecem com vida. A doutrina judaica da retribuição é refutada, uma vez que, quem sofria algo é porque merecia. Com a parábola em seguida, Jesus faz uma ligação, em que contextualiza a figueira com Israel. Com efeito, percebe-se as oportunidades infinitas que Deus concede ao seu povo, ainda que não respondam à Aliança, Jesus continua a esperar, mas que, uma hora, o julgamento virá.
Um convite ao arrependimento Jesus nos faz, Que não nos sintamos melhores do que os de fora da igreja, os enfermos, os seguidores da Teologia da Libertação, uma vez que, isso é pecar; julgar o outro sem olhar para si. O julgamento cabe a Deus. Jeremias ecoa: “Se não quiserem ouvir, arrancarei aquela nação completamente e a destruirei, diz o Senhor” (12,17). Quantas vezes nos sentimos melhores porque seguimos normas estéreis, com fim em si mesmas, sem a presença do amor, verbalizando e testemunhando um deus falso, idolatrado pelo interesse. Que possamos seguir o modelo da Fratelli Tutti do Padre Francisco, sermos mais fraternos, com caridade, amo, esperança, e não, fundamentalistas frios, como verdadeiros anticristos.
Meditação: O que o texto me diz
Abra-se à reflexão do arrependimento em prol de sua real conversão. Você tem julgado os outros, porém, tem se arrependido? Ou simplesmente aponta sem conhecimento de causa? Deus tem lançado convite e em inúmeras oportunidades você tem recusado? De coração aberto, o Senhor quer uma resposta sua, sinta-o, experimente-o.
Oração: O que o texto me faz dizer
Se abandone em Deus neste momento, se abra e deixe o Senhor refazê-lo. Jesus quer trabalhar em você a dureza de coração e o fundamentalismo que o impede de caminhar sem o peso da lei. Deixe que o Senhor seja o cumprimento da lei, transmita para ele a sua responsabilidade, que lhe é de direito, e simplesmente peça-o que você consiga o arrependimento, principalmente dos julgamentos para com os outros.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Aprofundando sua intimidade com Deus, que seja revelado os pontos necessários às suas mudanças e que suas decisões a partir de então, sejam de converter-se ao verdadeiro Cristo ressuscitado. Que não continue escravo da lei e sem amor aos irmãos pelo que eles fazem, a caminhada de cada um não nos diz respeito. Nosso papel é orientar, porém, cada um é livre para seguir o Cristo com amor.
Ação: O que o texto me faz agir
A adesão à Sociedade do Reino, nos faz abraçar a vida em comunidade com a simplicidade e humildade de coração. Que suas ações sejam direcionadas pela vontade de Deus e não pela própria, e faça o outro se sentir bem acolhido em sua casa, dando o melhor lugar a ele e que seja um convite desinteressado. Assim como Jesus ensina que é melhor dar do que receber, os que receberão de você, doarão a outros, e consequentemente, o Reino se expandirá. Seja livre para amar.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.