
Domingo de Ramos da Paixão do Senhor
13 de abril de 2025
“…Um de vós me entregará”.
15 de abril de 2025
14 de abril, 2ª feira, Semana Santa da Páscoa
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de João 12,1-11
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus está em um jantar na casa de Marta, Maria e Lázaro. Somos convidados a entrar na casa em Betânia: casa de encontro, da comunidade de amor e coração de humanidade:
– Com Jesus Mestre, para nos tornar mais humanos e próximos;
– Com Marta, para professar a fé e a servir na diaconia;
– Com Lázaro, para passar da morte à vida e caminhar na liberdade do Espírito;
– Com Maria, para quebrar os frascos e derramar o perfume da escuta e do amor.
Assim é a vida: amizade, gratidão, refeição, perfume que invade tudo…
Meditação: o que o texto me diz?
“A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo”. Os dirigentes judeus andavam buscando uma ocasião para matar Jesus. Maria, certamente havia escutado os rumores que chegavam da vizinha Jerusalém e que circulavam em voz baixa entre as pessoas do povo. Ela sintonizou com este momento dramático. Sua criatividade feminina encontrou no perfume um símbolo para expressar com grande delicadeza o que esse momento transbordava seu coração. Maria investiu num gesto gratuito e desmedido, expressão de um amor exagerado.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que você seja “casa cristificada” onde a mão estendida se revela como gesto contínuo, sinal visível de um coração compassivo e acolhedor; quebre o “frasco” do perfume mais original, presente em seu interior, para perfumar os ambientes fétidos de mentiras, ódio, intolerância, preconceito…
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Contemple a cena do evangelho. Imagine-se sendo um dos personagens desta cena. Em seguida reflita: A exemplo de Maria, o que você é capaz de fazer por Jesus? Você é agradecido a Jesus pela oferta de sua vida por você? Você é capaz de agir como Jesus através dos gestos de amor pelo seu irmão?
Ação: o que o texto me leva a fazer?
“…Ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos” (Jo 12,3). Os perfumes e os aromas estiveram muito presentes na vida de Jesus, em seus momentos de dor e prazer. O perfume revela e oculta ao mesmo tempo, aviva o desejo, a abertura à surpresa de uma presença. Jesus os recebeu agradecido, e sua própria vida tomou o símbolo do frasco, precioso e caro, que se quebra para poder derramar-se em favor de muitos. Quando a Vida nos unge, estamos potencialmente equipados para anunciar a boa nova, a luz, a cura, o cuidado… Ações que nos plenificam.
Equipe do Lectionautas