Bem aventurada aquela que acreditou
12 de dezembro de 2020“Com que autoridade fazes essas coisas”
14 de dezembro de 2020DOMINGO – 13 de Dezembro de 2020
3ª SEMANA DO ADVENTO – Evangelho Jo 1,6-8.19-28
Uma voz que grita no deserto: Aplanai o caminho do Senhor
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes. Prepare-se para que seu coração entre em sintonia com Deus.
Refrão meditativo: Alegrai-vos sempre no Senhor, Alegrai-vos! Alegrai-vos (bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
O Evangelho de hoje nos apresenta João Batista como aquele enviado por Deus e testemunha da Luz. Ele é aquele que nasce de uma mulher de idade avançada, Izabel, prima de Maria, mãe de Jesus, e filho de Zacarias, sacerdote do Templo. Foi um pregador Judeu, segundo os Evangelhos e responsável pelo batismo de Jesus. Muitas vezes era confundido com o Messias, por causa de sua pregação, mas ao ser interrogado pelos fariseus, respondeu a eles: Eu não sou o Messias, não sou Elias, não sou Profeta, mas sou a voz que grita no deserto: “Aplanai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaias”. Ao ser perguntado porque, então batizava as pessoas, ele respondeu: eu batizo com água, mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis e que vem depois de mim, do qual não sou digno de desatar a correia da sandália.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Essa palavra ou frase que me chamou atenção, o que diz para mim? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto atento ao que está acontecendo. O que o texto me diz? Nesse dia celebramos o terceiro domingo do advento que, segundo a nossa liturgia, é o “domingo da alegria”. Assim, somos convidados a alegrarmos no Senhor, pois sua vinda se aproxima. Também somos convidados a nos colocarmos na espera do Senhor, preparando o caminho e dando testemunho da Luz. Sinto-me chamada para acolher a boa nova que vem chegando, trazendo alegria? Estou pronta para dar testemunho da luz e experimentar uma transformação de vida?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Sou uma pessoa confiante diante dos acontecimentos da vida? Sinto-me alegre com a chegada do Messias? Como posso expressar essa minha alegria diante do senhor? Alegro-me, Senhor, com tua vinda que se aproxima. Sinto-me confiante e quero testemunhar aos outros, o seu amor, com a mesma firmeza de João Batista.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Momento de se colocar em sintonia com os personagens do texto. De se identificar com eles e fazer sua opção para o seguimento de Jesus. Veja como João Batista deu testemunho dessa Luz? Contemple a cena de João Batista pregando e anunciando a chegada do Messias. As pessoas se alegram diante desse cenário. Sua missão inspira a cada um de nós cristãos a também dar testemunho da Luz. Aqui, ao nosso redor, também nos alegramos na espera do Senhor. Que ele venha e seja luz na nossa vida.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida
No caminhar da missão, principalmente nesse tempo de pandemia, quero anunciar com alegria, aquele que está por vir. Quero dar testemunho de sua luz, sendo luz para os outros. Abraçar a fé e levar firme o compromisso de colocar na prática que Deus é o centro. Quero ser vós que leva esperança e libertação.
Neuza Silveira de Souza. Catequista. Estudante de mestrado. Estudou Bíblia no SAB e Teologia sistemática na FAJE.