A porta estreita…
25 de junho de 2024Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus
27 de junho de 202426 de junho, 4ª feira, 12ª semana do Tempo Comum.
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire fundo várias vezes. Escute o seu coração. Silencie.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de Mateus 7,15-20
Leitura: o que o texto diz?
Todos nós somos conduzidos pela beleza. Em ocasiões importantes, vestimos as melhores roupas que temos para ficarmos belos e tornar aquele momento o mais significativo possível. Embelezar o exterior não é o suficiente ou mesmo necessário no caminho de seguimento a Jesus. As lógicas do Reino de Deus e do anúncio do Evangelho são simples, embora não fáceis de se viver.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus adverte seus discípulos a não se deixarem levar pelos falsos profetas e, sabendo que os falsos profetas se fazem passar por verdadeiros, ajuda os discípulos a reconhecerem em quem se deve confiar pelos frutos que suas palavras produzem. De fato, uma boa árvore só pode produzir bons frutos. Uma primeira movimentação nossa seria a de olhar e averiguar as ações que as pessoas próximas a nós estão realizando. Entretanto, na lógica do evangelho primeiro temos que olhar se as nossas ações estão coerentes com nossa aparência.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que você possa olhar seus frutos pelo olhar Dele. E, que Ele acolha suas fragilidades e te anime a viver o seu melhor a cada dia.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Quais tipos de frutos você produz em sua vida? O que eles revelam sobre você? Quais são os falsos profetas de hoje, que nos chegam pela televisão, redes sociais e pelas revistas… O que prometem, você os corta pela raiz ou os segue?
Ação: o que posso fazer do texto?
“Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons”, diz Jesus. Quando avaliamos nossa vida, é preciso fazer isso com os olhos de Jesus. Do contrário, acabamos caindo em um fatalismo, no qual nos enxergarmos sem qualquer esperança de mudança em nossa vida. Coragem! Deus nos chama à vida! Ainda é tempo e ainda há tempo para produzir frutos bons.
Equipe Lectionautas