“Menina, levanta-te”
30 de janeiro de 2024“Começou a enviá-los”.
1 de fevereiro de 2024Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2024.
4ª Semana do Tempo Comum- Memória de São João Bosco
Evangelho de Mc 6,1-6
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
1) Leitura: O que o texto diz?
Jesus reza na Sinagoga de Nazaré e seus parentes e compatriotas ficaram “escandalizados” por suas palavras e maneira de agir. Para compreendermos o Evangelho é preciso abertura do coração. Nem sempre deixamos que a Palavra de Deus entre em nossas vidas e ilumine nossas ações. Acreditar implica em compromisso de vida.
2) Meditação: O que o texto me diz?
A fé é o princípio de cura e da libertação oferecida por Deus. A conversão pastoral é necessária para que possamos ter a plenitude da vida. Devemos transformar nossos lares e comunidades em lugares da Esperança.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
Peçamos a intercessão de São João Bosco, cuja memória celebramos hoje: “Ó Deus, que suscitastes o presbítero São João Bosco como pai e mestre dos jovens, concedei que, inflamados pelo mesmo fogo da caridade, possamos procurar a salvação de nossos irmãos e irmãs e colocar-nos inteiramente ao vosso serviço. Por Cristo, nosso Senhor!” Amém.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Crer é compromisso! Procuro tomar consciência da necessidade de agir a partir da Boa Nova de Jesus, sendo presença libertadora na vida de todos.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
São João Bosco foi o grande apóstolo dos jovens com seu método de persuasão, na religiosidade autêntica e no amor sempre pronto a prevenir em vez de reprimir. Tenhamos o compromisso de evitar o mal e aquilo que nos afasta de Cristo e dos irmãos.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.