Tu és meu filho(a) amado…
8 de janeiro de 2024“Todos estão te procurando”
10 de janeiro de 202409 de janeiro, 3ª feira, 1ª Semana do Tempo Comum
Procure um lugar confortável, faça silêncio. Respire profundamente. Aquiete seu coração.
Inicia pedindo ao Espírito que abra teu coração para a Escuta do que Deus hoje quer te dizer.
Leia o evangelho de Mc 1,21b-28
Leitura: o que o texto diz?
Jesus com autoridade começa a ensinar e recebe sua “autoridade” do Pai. E, portanto, sua Palavra e seus gestos revelam os sinais do Reino. O homem com o espírito impuro estava no meio do povo. Quando a vida é organizada para afastar pessoas como ele, Jesus também pode ser afastado do meio de nós. A autoridade do ensinamento de Jesus era visível: é nesta autoridade que precisamos confiar. Quem age com autoridade transforma, faz gerar a vida, constrói a paz. Os autoritários em sua fraqueza gritam, destroem e matam.
Meditação: o que o texto me diz?
“Ficaram maravilhados com seu ensinamento, pois ele os ensinava como quem tem autoridade” (Mc 1,22). Reconhecer que Jesus é o Santo de Deus envolve mais do que (apenas!) uma confissão. Significa orientar a vida a partir de Jesus, de sua boa notícia. Significa continuar realizando os sinais do amor e da misericórdia de Deus no mundo. Significa assumir o discipulado. A marca de reconhecimento da pessoa discípula de Jesus é o amor. Sem esse amor, que é obra de Deus, não há pertencimento ao projeto do reino de Deus. O chamado de Jesus se dirige a nós.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor para iluminar sua mente e coração para que sejas transformado. Peça também para que Ele seja sua força hoje e sempre e te ajude a ser sinal dele no meio da família, da comunidade e do mundo, tão carente de paz e amor.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
De onde vem a autoridade de Jesus? Quem Jesus silencia com sua Palavra? Hoje a quem nós estamos escutando? Como agem os autoritários diante da autoridade de Jesus? Qual é o ensinamento novo que Jesus nos traz?
Acolhe os sentimentos, as moções internas que o evangelho te provoca hoje.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
Estamos no início de um novo tempo, primeira semana do tempo comum. Com esperança somos alimentados pela Palavra de Deus que quer nos revelar quem é Jesus através de seus gestos. Romper com tudo aquilo que não mais nos aproxima de Deus e do irmão é transformador. A fé e a coragem de Jesus em superar toda situação de comodismo, exclusão e violência nos fortalece em nossa missão.
Equipe do Lectionautas