Sobre a nossa missão
26 de janeiro de 2016Partilhando e acolhendo as chamas acesas (Mc 4, 21-25)
28 de janeiro de 2016Leitura: Marcos 4,1-20
Jesus começou a ensinar outra vez na beira do lago da Galileia. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou e sentou-se num barco perto da praia, onde o povo estava. Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia:
— Escutem! Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Por isso nada produziram. Mas as sementes que caíram em terra boa brotaram, cresceram e produziram na base de trinta, sessenta e até cem grãos por um.
E Jesus terminou, dizendo:
— Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
Quando a multidão foi embora, as pessoas que ficaram ali começaram, junto com os doze discípulos, a fazer perguntas a Jesus sobre parábolas.
Jesus disse a eles:
— A vocês Deus mostra o segredo do seu Reino. Mas para os que estão fora do Reino tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam; se não, eles voltariam para Deus, e ele os perdoaria.
Então Jesus perguntou:
— Se vocês não entendem essa parábola, como vão entender as outras?
E continuou:
— O semeador semeia a mensagem de Deus. Algumas pessoas que a ouvem são como as sementes que caíram na beira do caminho. Logo que ouvem, Satanás vem e tira a mensagem que foi semeada no coração delas. Outras pessoas são como as sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras. Quando ouvem a mensagem, elas a aceitam logo com alegria; mas depois de pouco tempo essas pessoas abandonam a mensagem porque ela não criou raízes nelas. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé. Ainda outras são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas, quando aparecem as preocupações deste mundo, a ilusão das riquezas e outras ambições, estas coisas sufocam a mensagem, e ela não produz frutos. E existem aquelas pessoas que são como as sementes que foram semeadas em terra boa. Elas ouvem, e aceitam a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, trinta; outras, sessenta; e ainda outras, cem vezes mais do que foi semeado.
Oração: Um coração fértil
Todos os dias quando vamos rezar oferecemos nosso coração a Jesus, para que seja um campo onde sua Palavra é semeada. O cuidado com esse campo é imprescindível para que a Palavra renda frutos e mais frutos. A sabedoria de Jesus faz com que a Palavra sempre atinja o coração, mas ela somente prosperará na dependência da nossa vontade, do zelo que empregamos em bem cultivá-la, afastando todos os fatores que contribuem para retirá-la da nossa vida.
Ao nos colocarmos à disposição de Jesus, aceitando o acolhimento de sua mensagem, precisamos antes voltarmo-nos à nossa vida e ao nosso coração. É preciso meditarmos para que bem enxerguemos aquilo que pode estar ali bem colocado para atrapalhar a firmeza do nosso sim.
Quais são os passarinhos que não deixam a Palavra alcançar a profundidade do coração?
Quais são os espinhos que ferem a mensagem de Deus no nosso íntimo?
Quais têm sido as pedras que sujam nossa vida e não deixam a Palavra se implantar firmemente em nossa alma?
Certamente a nossa vida, o nosso coração, não é apenas feito de pedras, espinhos, de pouca terra ou tão vulnerável aos passarinhos. Como um campo, ele sofre as intempéries do tempo, os desafios da natureza, e ainda que atravesse dias de poluição, certamente Jesus já conseguiu produzir frutos em cada um que não perde a fé e a esperança.
Quais os frutos já produzimos? Desistimos de produzi-los ou ainda queremos fazer dos trinta, sessenta ou cem?
Rezemos para que Deus nos ajude a possuir um coração fértil à sua Palavra.
Marcelo H. Camargos – família missionária Verbum Dei de Belo Horizonte/MG