Não julgueis
26 de junho de 2023Cuidado com os falsos profetas…
28 de junho de 202327 de junho, 3ª feira, 12ª Semana do Tempo Comum
Texto bíblico: Mt 7,6.12-14
Leitura: O que o texto diz?
Jesus utiliza a imagem que era mais compreensível em seu tempo, os cães e os porcos eram considerados animais impuros, logo não faz sentido jogar o que é santo (puro) aquilo que é impuro. Deve-se tomar cuidado para não “jogar o evangelho” de qualquer modo, esquecendo a riqueza que ele apresenta. Além disso, deve-se ter sempre presente que o tratamento dado aos outros deveria levar em consideração o modo como gostaríamos de ser tratados. Essa é uma forma diferente de apresentar o mandamento do amor a si e a próprio que só adquire sentido quando se entende que Jesus é o caminho para a vida plena, por isso a imagem da porta mostra-se importante. Na vida há muitas portas (possibilidades), mas somente uma porta pode oferecer vida plena.
Meditação: O que o texto me diz?
Retome o texto e procure ficar atento as Palavras de Jesus, como tenho tratado a mensagem do Evangelho? Qual espaço ela ocupa em minha vida? Olhando para a minha vida, consigo perceber as muitas “portas” que estão a minha frente? Jesus tem sido a porta (o caminho) que tenho escolhido diariamente?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Diante de Jesus, expresse seu desejo de crescer na vivência do Evangelho e na capacidade de optar a cada dia por Ele. Fale de sua vida e de suas atividades, do seu esforço que fazes para viver a Palavra.
Contemplação-Ação: O que o texto faz em mim?
A partir deste texto, procure ver com os olhos de Deus a sua vida e suas atitudes. Firme um compromisso de valorizar mais o Evangelho e dedicar maior tempo pra o estudo da Palavra e sua vivência na comunidade que você frequenta.
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Mestrando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Reitor do Seminário Maior Padre Eliésio dos Santos e vigário paroquial na Paróquia São Sebastião de Monsenhor Tabosa.