“Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”
6 de abril de 2023“Ele não está aqui! Ressuscitou como havia dito!”
8 de abril de 2023Sexta-feira, 7 de Abril de 2023 – PAIXÃO DO SENHOR
“Tudo está consumado”
Jo 18,1-19,42
Leitura: o que o texto diz?
Celebramos hoje a Paixão do Senhor. O texto de hoje narra o caminho percorrido por Cristo até sua crucifixão. Tomado humanamente pela dor e movido unicamente pelo amor e pela obediência, Jesus passa pelo vale da dor e é enfim, morto pela morte de cruz. Hoje é um dia de recolhimento e oração. Tome este Evangelho e leia-o parte por parte, em profundo espírito de meditação e ouça o que ele diz, o que a Palavra como texto proposto nesse dia deseja comunicar.
Meditação: o que o texto me diz?
O Cristo ofertou-se inteiramente! A morte de cruz era considerada a pior. Era a morte dada aos piores malfeitores, a todo aquele que deveria ser aniquilado da memória histórica. Esse tipo de morte era como um aviso a todos que quisessem repetir qualquer tipo de atitude daquele que houvesse recebido tal condenação. Contudo, em Jesus a cruz torna-se sinal máximo de oferta de amor. Medite agora na cruz do Senhor, em suas dores, cada escárnio sofrido por Ele, cada cruel e doloroso passo dado por Jesus até sua morte. Queremos nos unir a Jesus verdadeiramente? Estamos dispostos a carregar também as dores e os sofrimentos que acompanham aquele que segue Jesus?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Procure o máximo recolhimento, faça um momento de silêncio e coloque-se em oração. Tente visitar o texto, mas agora de uma forma diferente, como se você estivesse pessoalmente com Jesus. Diga ao Senhor o que sente, o que gostaria de expressar, olhe em seus olhos, reze com cada mínimo sinal apontado pelo Evangelho como demonstração de amor e doação do Cristo.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Ainda em silêncio contemple o ressoar da doação de Jesus ao longo dos tempos e da história até chegar em você e tocar sua vida no dia hoje.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Concretize a meditação de hoje, fixando o olhar em Jesus e inspirado em sua doação, perceba que gestos concretos você pode realizar também por meio de sua vida em sua casa, em seu local de trabalho e junto aos seus.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-Ce.