“Por causa do que dissestes, vai!”
9 de fevereiro de 2023“Comunhão da mesa e da vida”
11 de fevereiro de 202310 de fevereiro, 6ª feira, 5ª Semana do Tempo Comum
Mc 7,31-37: “Tudo ele tem feito bem”.
Leitura: o que o texto diz?
É interessante notar que no Evangelho de Marcos é constante a imagem de Jesus, portador da Vida. É um itinerante; rompe os espaços geográficos-culturais-religiosos e transita com muita liberdade pelo território pagão. Ali também se encontravam os excluídos. Nesse deslocamento, algumas pessoas trazem um surdo-mudo a Jesus e pedem que lhe imponha a mão. O surdo-mudo poderia ir ao encontro d’Ele, mas não teria como expressar seu pedido. Aqui aparece a força do contato, que cura, aproxima e envolve. Jesus coloca os dedos nos ouvidos do surdo, toca a língua do mudo, eleva os olhos para o céu, suspira e ordena: “Efatá!” – “Abre-te!”. E imediatamente, “seus ouvidos se abriram”, “sua língua soltou-se” e começou a falar corretamente. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem.
Meditação: O que o texto me diz?
Dentro dessa passagem são muitas as informações e ensinamentos que nos são dados. O que mais lhe chamou atenção? O que lhe tocou nesse Evangelho? Se coloque observando o milagre e reflita sobre a atitude de todos os que estão ali presentes e sobre tudo o que é dito por Jesus.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Tendo ruminado todo o Evangelho, permita que do seu interior brote uma oração. Deixe o Senhor te tocar, ter contato, se aproximar e te envolver. Converse com Jesus sobre suas dúvidas, inquietações, conte para Ele o que perturba seu coração e peça a graça de se permitir ser tocado por suas palavras de autoridade, por sua força de amor, de vida.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Permita que tudo o que foi lido e rezado faça morada em seu coração, deixe ressoar dentro em seu interior essa Palavra de Deus que busca incansavelmente se comunicar conosco. “Abre-te!” a novidade da Palavra de Deus Filho. Se achar oportuno, leia mais uma vez o Evangelho e escute mais atentamente a mensagem que o Senhor o quer transmitir através dessa sua palavra.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Como fruto de sua oração, de seu seguimento a Jesus Cristo, se puder, tente arrecadar alimentos na sua família, para alguma instituição que cuide de pessoas portadoras de necessidades específicas. Ajude-os!
Ir. Cleilton Alves da Silva, INJ – Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pelo ICESPI (Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí). Mora atualmente em Teresina/Pi.