“De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria?
7 de julho de 2024Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas…
9 de julho de 202408 de julho, 2ª Feira, 14ª Semana do Tempo Comum
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine teu encontro com a Palavra de Deus.
Leia o evangelho de Mateus 9,18-26
Leitura: o que o texto diz?
No Evangelho de hoje Jesus ajuda a duas pessoas, uma menina e uma mulher, a se reintegrarem na sociedade. Primeiro, ao receber a notícia de um chefe de sinagoga de que a filha dele tinha morrido e acreditava que Jesus podia lhe devolver a vida. Ao sair para acompanhar o chefe, Jesus percebe ser tocado. Uma mulher doente, que sofria de hemorragias há muito tempo, toca em Jesus. Ele devolve a alegria de viver às duas pessoas, purificando-as dos males que a afligiam, elas são reintegradas ao convivo social.
Meditação: o que o texto me diz?
O chefe de sinagoga não veio pedir a Jesus somente a cura de uma doença, mas veio pedir a vida de sua filha que acabara de falecer. Ele acreditava que Jesus podia ressuscitá-la. “Venha impor a mão sobre ela e viverá”, ele disse, tamanha era sua fé. “Se eu conseguir tocar em seu manto, ficarei curada”. Esta era a fé da mulher enferma que acreditava que bastasse tocar o manto de Jesus que ficaria curada. Pela fé simples e profunda, ela fica curada da sua enfermidade. É Jesus quem dá essa certeza dizendo: “Vá, tua fé te salvou”.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor o dom da fé. A verdadeira crença de que ele ressuscitou e envia seu Espírito para estar presente no meio do povo.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Releia o evangelho. Perceba o que ele agora provoca em você. Reflita: Qual é hoje o impossível que você precisa que seja tocado por Jesus através da sua fé?
Ação: o que posso fazer do texto?
Que assim como aquele chefe de sinagoga e a mulher enferma acreditaram no poder de cura de Jesus, assim também nós creiamos.
Equipe Lectionautas