Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti.
28 de maio de 2020Ser discípulo amado
30 de maio de 202029/05/2020
“O Senhor pôs o seu trono lá nos céus! (Sl 102/103).
Leitura Texto: Jo 21, 15-19. O que o texto diz?
O texto inicia com a tripla confissão de Pedro. Mas, por que Jesus pergunta por três vezes se Pedro o ama? Porque Pedro o negou por três vezes. E depois das respostas de Pedro, Jesus lhe faz um pedido: apascenta o meu rebanho. Temos aqui a preocupação de Jesus com sua Igreja; ele quer deixar uma Igreja unida sob a guarda de um pastor. Este texto é o fundamento do papado petrino. Temos um Papa porque ele é o pastor que une todo o rebanho de Cristo, e porque foi vontade de Jesus que sua Igreja tivesse esse pastor.
Meditação: O que o texto me diz? A Palavra chega à razão
O texto fala da unidade da igreja de Cristo de uma maneira prática, isto é, Jesus elege um dos seus discípulos para guiar as suas ovelhas. Jesus sempre se coloca como esse pastor: o bom pastor que deu a vida por suas ovelhas. Mas, o pastor deve voltar para o convívio do Pai; faz-se necessário deixar aqui na terra uma dessas ovelhas que represente o bom pastor para que cuide com carinho desse rebanho. Vemos aqui toda a autoridade do sucessor de Pedro recebida do próprio Jesus. E então, o que o Papa representa pra você, você o acolhe como esse vigário de Cristo aqui na terra?
Oração: O que o texto me faz dizer? A Palavra chega ao coração.
Vamos trazer à nossa oração a figura de Pedro. Pedro era uma pessoa simples, um pescador que em determinado momento de sua vida teve um encontro pessoal e profundo com o Mestre que transformou sua vida para sempre; a partir de então ele passa a ser um seguidor de Jesus. Contudo, esse seguidor é um ser humano, assim como você, cheio de falhas, limitado e que chega ao ponto de negar que conhece o Mestre, e, de acordo com o texto bíblico essa negação acontece por 3 vezes; contudo, foi a esse discípulo que Jesus deu a grande missão de cuidar de seu rebanho, ou seja, de sua Igreja. Faça agora uma revisão de vida diante do Pai e relembre todas as vezes em que você virou as costas para Jesus, não se envergonhe de falar ao Pai todas as suas falhas.
Contemplação: O que o texto faz em mim? A Resposta de Deus.
Sinta agora a resposta de Deus à sua oração. Ele quer te falar que te ama e te aceita como você é: imperfeito, limitado, fraco, pecador, assim como Pedro, e assim como Pedro Ele também te oferta uma grande missão dentro de sua Igreja. E dentro de todas essas limitações, Deus sempre irá te acolher com esse amor misericordioso. Receba com o coração aberto a missão que Deus deseja que você exerça em sua Igreja. Pode ser uma missão simples como ajudar na liturgia, ser um acólito, ou assumir uma pastoral. Independente da missão que Ele te der, assuma e acolha com todo amor.
Ação: O que o texto me faz agir? Frutos da Palavra
Uma das prerrogativas do discípulo é rezar por seu pastor aqui na Terra. Como prática dessa Palavra, intercedamos sempre pela Igreja de Cristo e pelo nosso santo padre, o Papa Francisco, e por todas as suas intenções. Nós que estamos vivendo esse ano de pandemia nunca esqueceremos daquela cena belíssima de um pastor que em uma sexta-feira chuvosa da quaresma, no mês de março, andando solitário e trôpego em frente à Basílica de São Pedro intercedia pelo mundo e o abençoava com o Santíssimo Sacramento. Esse foi um momento forte e emocionante do pastoreio petrino de nossa Igreja.
Ir. Ana Lucia Alencar de Souza, NJ
Graduada em Teologia e Especialista em Bíblia (Faculdade Católica de Fortaleza).
Coordenadora da Comissão Bíblica da Arquidiocese de Teresina- PI