“Hoje eu devo ficar na tua casa”
30 de outubro de 2022“Vinde, pois tudo está pronto”
1 de novembro de 202231 de outubro, 2ª feira, 31ª semana do Tempo comum
“Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.
Lc 14,12-14
Leitura: o que o texto diz?
Conhecendo o coração do fariseu que o havia convidado, Jesus se utiliza da situação presente para ressaltar a importância de realizar ações de modo desinteressado. É feliz todo aquele que convida para estar perto de si aqueles que aqui não podem retribuir materialmente nada que lhe fora dado “(…) quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir”. A recompensa daquele que age assim, será dada no céu. Relendo o texto de hoje, faça o exercício de compreensão a respeito do que diz o texto, percebendo, sobretudo, a fala de Jesus.
Meditação: o que o texto me diz?
Pedagogicamente, Jesus toma sua estada na casa do fariseu como uma oportunidade de exortar e educar. Acolher Jesus em sua casa não é suficiente, é necessário entender que toda oferta deve ser dada a partir de uma liberdade interior, deve ser uma oferta desinteressada, revestida de humildade. O texto bíblico como Palavra de Deus, realiza sua novidade em nosso coração à medida que nos colocamos a lê-la e meditá-la. Como você se identifica com esse texto? Que palavras são direcionadas a você e o que toca diretamente seu coração?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Nesse momento coloque-se em oração, dedique-se a falar com o Senhor sobre tudo que o texto foi revelando ao seu coração. Fale sobre as lembranças e os sentimentos que foram brotando no seu interior. Nesse instante o autor da Palavra está pronto para um encontro especial com você. Ele anseia te ouvir, não o deixe esperando. Acolha com humildade em tua casa, aquele que contigo deseja estar.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
É muito provável que aquele fariseu tenha ficado minimamente tocado pelas palavras Jesus, pois sua palavra é dita com autoridade e justificada por seus ensinamentos. Porém, nos cabe perguntar: será que ele mudou sua forma de pensar e agir? Assim, também mediante o texto devemos nos perguntar e deixar que essa Palavra nos questione.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Depois de ter meditado e rezado com o evangelho, você é convidado a uma tomada de decisão. Na verdade, nesse momento seu coração deve estar impulsionado a colocar em prática a novidade de Deus que lhe foi revelada pelo texto de hoje. Essa Palavra deve tornar-se concreta em sua vida por meio de gestos.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-Ce.