
“Renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!”
21 de fevereiro de 2025
“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”
23 de fevereiro de 2025
22 de fevereiro, sábado – Festa Cátedra de São Pedro, Apóstolo
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Mateus 16,13-19
Leitura: o que o texto diz?
Celebrar a cátedra de São Pedro é celebrar essa instituição milenar, a Igreja católica, na pessoa dos seus pastores, os quais devem conduzi-la para que seja um espaço de construção do Reino de Deus.
No evangelho Jesus pergunta o que as pessoas dizem dele. A resposta não o satisfaz plenamente porque ninguém dizia que ele era o Filho de Deus, o Messias, exceto Pedro que, responde prontamente, em nome de todos, que Jesus era o Messias, o Filho de Deus. Essa resposta faz de Pedro um bem-aventurado, alguém que é feliz. Somente quem se compromete verdadeiramente com Jesus e com sua missão terá condições de responder corretamente quem ele é.
Meditação: o que o texto me diz?
Foi assim com Pedro, é assim com cada um de nós. A veracidade da nossa resposta depende do grau de envolvimento com ele, e a responsabilidade que ele vai nos confiar depende da nossa resposta. Quem não tem noção de quem é Jesus e a sua Igreja não pode ter funções de responsabilidade dentro dela. Depois dessa profissão de fé, Pedro recebe a missão de confirmar os irmãos na fé em Cristo Jesus, rocha verdadeira que sustenta a comunidade eclesial. Uma Igreja solidificada numa grande rocha, que nenhum poder poderá abalar. Os poderes do inferno nunca poderão vencê-la, diz Jesus, ao confiar essa missão a Pedro. Ele lhe dá um poder muito maior que os poderes do inferno, superior a qualquer tipo de poder, simbolizado nas chaves.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Converse com Deus sobre esta rocha inabalável, que é Jesus, na qual Pedro participa com o seu testemunho acerca do Messias.
Peça ao Senhor a graça da Fé no seguimento de Jesus, o Messias tão esperado, afim de testemunhá-lo proclamando-o: nossa vitória, nossa paz, na implementação do Reinado de Deus. Peça também pelo Papa Francisco, que guia nossa Igreja, para que recupere logo a saúde.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Quem é Jesus pra você? Você acolhe Jesus, como o Messias, enviado pelo Pai, para nos ensinar a amar, libertando-nos do poder do mistério da iniquidade? Você está comprometido cotidianamente com Jesus e sua missão?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Pedro fez sua profissão de fé, e, você a exemplo de Pedro, busque a cada dia ter uma vida comprometida com o Senhor e sua missão de testemunhar o Reinado de Deus.
Equipe Lectionautas