“Dizei uma palavra, e serei salvo!”
29 de junho de 2024Jesus nos apresenta outras margens!
1 de julho de 202430 de junho, domingo, Solenidade dos Santos Pedro e Paulo Apóstolos
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de Mateus 16,13-19
Leitura: o que o texto diz?
Jesus, após escutar o que as pessoas, que o conheceram e escutavam, diziam sobre Ele, quis ouvir também seus discípulos. A resposta de Pedro, é uma bonita e profunda profissão de fé, fruto da ação divina em sua vida: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Pedro é instrumento da revelação do Pai sobre a Jesus. Recebe a missão, o serviço de conduzir a Igreja de Jesus e a realiza com vigor, fidelidade e muito amor, conduzindo todos a Jesus, por meio do anúncio da boa nova. Ele se deixa transformar, lapidar por Jesus, “pedra” na qual se firma.
Meditação: o que o texto me diz?
Celebramos hoje a festa de duas grandes referências para a Igreja: São Pedro e São Paulo. Ambos, cada um com sua vida e missão, é inspiração de compromisso, amor e fidelidade com o anúncio da boa nova de Jesus. No Evangelho acompanhamos o questionamento de Jesus aos discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” e encarnando a palavra, é acada um de nós que Jesus hoje questiona: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
Oração: o que o texto me faz dizer?
-Agradeça ao Senhor, por pertencer a sua Igreja e pela força do seu Espírito, participar da alegria de anunciar a vida, a mensagem de Jesus, contribuindo na construção de um mundo melhor.
-Lembra o exemplo dos grandes apóstolos Pedro e Paulo, que se esvaziaram e se transformaram numa identidade centrada em Jesus. Peça ao Senhor, a graça de seguir Jesus com amor e continuamente crescer na intimidade com Ele, na sintonia e ir se deixando transformar em seu jeito de ser e agir.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Leia novamente o evangelho. Perceba o que ele provoca em você. Reflita: Quem é Jesus para as pessoas com as quais convive? Quem é Jesus para você? Ele é a rocha na qual sustenta sua vida? Tem clareza da missão que Jesus confia a você? A palavra do evangelho, que é palavra de Jesus mesmo, provoca transformação em sua vida?
Ação: o que posso fazer do texto?
No dia de hoje viver a graça de reconhecer quem é Jesus e o seguir como verdadeiro(a) apóstolo(a).
Equipe Lectionautas