“…Aqui está quem é maior que Jonas”
21 de fevereiro de 2024Reconciliar-se consigo mesmo e com os outros
23 de fevereiro de 202422 de fevereiro, 5ª feira, 1ª Semana da Quaresma. Festa da Cátedra de São Pedro.
Procure um lugar confortável. Faça silêncio. Respire profundamente.
Abra o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Que a luz da Bíblia ilumine sua vida!
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Mt 16,13-19
Hoje Jesus vai à região da Cesareia de Felipe e lá faz uma pergunta crucial aos discípulos sobre sua identidade. O Mestre fala com autoridade e profundidade em seus discursos e, por isso, o povo o confunde com “João Batista”, “Elias”, “Jeremias” ou “alguns dos profetas”, como responderam os discípulos. Isso revela uma visão superficial sobre o Cristo.
Meditação: O que o texto diz a mim?
Jesus não só em palavras, mas também em atos, revela sua missão de salvador como Filho de Deus, experimentada pelos discípulos. Pedro, iluminado por Deus, fala da identidade de Jesus numa dimensão profunda. Jesus também fala sobre a identidade e a missão de Pedro. Ele, mesmo com suas fragilidades, é chamado a ser “pedra”, e numa atitude de confiança, Jesus lhe confiará seu rebanho.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Assumindo que Jesus é o Messias e o Filho de Deus para você, apresente a Ele as várias situações em que você necessita ser salvo e liberto. Se ainda há dificuldade de aprofundar sua relação de intimidade com Jesus, diga a Ele o porquê e sem medo.
Hoje celebramos a festa da Cátedra de São Pedro que recorda a autoridade do Papa e de seu Magistério. Peça ao Senhor pelo nosso Papa Francisco, para que tenha luz, discernimento e coragem no seu ministério.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Como você vê Jesus? Quem é Ele para você? Consegue se aproximar d’Ele e manter um diálogo aberto? Há algo que o impeça de aprofundar mais esse conhecimento do Mestre?
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
Na relação com Jesus, descobre-se e maravilha-se com seu poder salvífico. O Mestre confia em você, mesmo sabendo que se pode tropeçar pelo caminho. Porém, Ele continua chamando você para assumir a missão de discípulo, como fez com Simão Pedro. Assumamos como vivência concreta o que diz a música Discípulo Missionário, de José Pellizon:
Dá-me, Senhor, a grandeza de Jesus / Promove em mim a beleza do Amor. Que eu reconheça a vida em meu irmão
Seja a quem for eu darei a mão / Com Cristo sou Discípulo Missionário / Desponta em mim a clareza no caminho
Equipe do Lectionautas