Venha comigo! (João 1, 43-51)
5 de janeiro de 2017O vinho bom (João 2,1-11)
7 de janeiro de 2017Mc 1,7-11
Ele dizia ao povo:
_ Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as correias das sandálias dele. Eu batizo vocês com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo.
Nessa ocasião Jesus veio de Nazaré, uma pequena cidade na região da Galileia, e foi batizado por João Batista no rio Jordão. No momento em que estava saindo da água, Jesus viu o céu se abrir e o Espírito de Deus descer como uma pomba sobre ele. E do céu veio uma voz, que dizia:
_ Tu és meu Filho querido e me dás muita alegria.
Oração: Espírito Santo conduz-nos neste momento de oração para que tenhamos uma escuta atenta.
João batizava com água. Ele anunciava uma novidade: a gratuidade do amor divino, algo totalmente desconhecido do povo que, até então, estava acostumado a oferecer sacrifícios para obter uma graça. João anunciava a chegada do Messias, aquele a quem ele não era digno sequer de desamarrar as sandálias.
E, então, o próprio Messias aparece na fila para ser batizado por João! Jesus nos impressiona com essa atitude. O batismo pela água purificava as pessoas de seus pecados. E, Jesus, sem qualquer pecado entra na fila para ser batizado! Ele toma para si os nossos pecados como o fez ao ser crucificado entre pecadores. Impressionante! Jesus mais uma vez se coloca entre nós, pecadores, para nos salvar.
É interessante parar e tentar recordar: em que momento fui capaz de me colocar no lugar do outro? Qual situação em que vi alguém tomar para si as dores do outro? Em um mundo em que observamos tantos sinais de intolerância étnica, religiosa e de gênero, precisamos aumentar o número de seguidores de Cristo. Pessoas capazes de adotar o estilo de viver de Jesus; amando o próximo, ensinando a amar.
O céu se abre e uma pomba desce sobre Jesus e uma voz confirma para TODOS: Tu és meu Filho querido e me dás muita alegria. A salvação não é para alguns, senão para todos. O amor de Deus feito homem. Jesus não é um amigo de Deus, mas o Filho de Deus. Cristo vem para ensinar-nos a amar: colocando-se no lugar do outro; tomando para si as dores do outro. Ele demonstra COMPAIXÃO, sofrer junto! Viver com o próximo suas angústias, desesperanças, pecados…
Senhor, quisera conhecer-te a ponto de também poder amar com esta intensidade de amor com que nos ama. Jesus permaneça entre nós ainda que demoremos a abraçar a proposta que nos faz que é a de amar sem limites.
Que possamos entregar a Jesus tudo o que nos tem impedido de amar mais e melhor. Que Maria possa nos acompanhar, ensinando-nos a fidelidade a Deus. Amém.
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Verbum Dei – BH