“É preciso que ele cresça e eu diminua”
9 de janeiro de 2021“Convertei-vos e crede no Evangelho”
11 de janeiro de 202110/01/2021 – Batismo do Senhor – Mc 1,7-11
“Tu és meu filho amado”
Leitura. O que diz o texto?
O evangelho de Marcos inicia com o batismo de Jesus, relatado neste trecho que vamos rezar hoje. Nele nos é apresentado o encontro entre Jesus e João Batista, que anunciava a proximidade do Reino de Deus e pregava um batismo de arrependimento. A sua mensagem estava centrada na urgência da conversão e incluía um rito de purificação pela água.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Olhando a cena, percebemos Marcos falando de uma voz vinda do céu que apresenta Jesus como “o Filho muito amado”. Com isso, Jesus inaugura um novo tempo e uma nova dinâmica de vida – a vida no Espírito – batismo na água e no Espírito. Essa manifestação de Deus nos diz que Ele envia o próprio Filho ao mundo e pede a esse Filho que se solidarize com as dores e limitações humanas, aceitando ser batizado por João Batista. Mergulhado nas águas do rio Jordão e recebendo o Espírito Santo, Jesus possibilita a todos nós esse novo Batismo que nos torna novas criaturas, banhadas Nele (2Cor 5,17).
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, ajuda-me a viver de forma cada vez mais radical o meu batismo. Desta forma, não deixarei apagar a luz da fé que me foi transmitida naquele dia e terei ânimo e força na Missão de anunciar o teu Reino. Te Louvo e agradeço, Senhor, pelos meus pais e padrinhos que um dia me levaram à fonte batismal, onde fui mergulhado com Cristo para ressurgir com Ele numa nova vida.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Fechando meus olhos, ouço a voz dizendo: “Tu és o meu Filho amado…” Cada vez mais percebo que essa voz é dirigida a mim… sou filho muito amado, sou filha muito amada de Deus. Simplesmente feche os olhos e ouça a voz… sinta essa consolação. Não somos criatura qualquer. Somos filhas e filhos – muito amados.
O que o texto me sugere a viver?
Sinta-se uma consagrada e um consagrado de Deus. Pelo Batismo-Crisma, somos escolhidos, ungidos e enviados por Deus a uma nova vida, inseridos na Comunidade dos discípulos e discípulas missionários. Sinta-se Igreja. A Igreja é você, batizado e batizada. Sinta-se responsável pela Missão. Renove continuamente a sua opção pelo seguimento de Jesus.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil