VEDE! SOU EU MESMO!
14 de abril de 2024Senhor, dá-nos sempre desse pão!
16 de abril de 202415 de abril de 2024, 2ª feira, 3ª semana da Páscoa
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Acalme os pensamentos e respire fundo. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leitura. O que diz o texto?
Leia com atenção o evangelho de João 6,22-29
Um dia antes desse episódio, Jesus havia alimentado de pão uma multidão faminta. O povo volta à procura dele para ser novamente saciado, mas é realmente só de pão que eles precisam? Você está diante daqueles homens e mulheres que saem ao encontro de Jesus, sentem necessidade de vê-lo, estar com ele. No entanto, é perceptível que o que os fez ir até Jesus foi o alimento que perece. Mas Ele se coloca à disposição para oferecer o alimento que permanece para a vida eterna.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Você ouviu as palavras de Jesus perante a busca do povo por alimento. O que elas te fizeram perceber? Como elas ressoaram dentro de ti? Leia mais uma vez João 6, 22-29 e veja se você se identifica com aquela multidão e se questione: qual é realmente a fome que trago em mim? Fome de amor, fome de esperança, fome de carinho, fome de cuidado… Perceba o que te deixa faminto.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Agora é o momento de apresentar esta fome a Jesus. Não tenha medo de revelá-la a Ele. Afinal, só Ele pode saciar a verdadeira necessidade do nosso coração que é de chegar à autêntica felicidade que não perece jamais. Dialogue com Jesus. Faça como aquele povo que saiu à procura dele e disse o que sentia. Esteja atento, pois Ele deseja falar contigo.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Pare um pouco agora. A multidão só conseguiu ouvir Jesus quando parou. Deixe que ecoe em você as palavras do Mestre, e permita que elas te transformem. Olhe para Ele e silencie seu coração. Faça o exercício de respiração lentamente e sinta o Senhor alimentando todo o seu ser com a presença dele.
Ação. O que o texto me sugere a viver?
A partir deste momento de intimidade com Jesus precisamos nos questionar, como a multidão: O que devemos fazer para praticar as obras de Deus? E Jesus mesmo responde que a obra maior é crer nele. Faça esta experiência de depositar a sua fé em Jesus e deixe que Ele te faça um instrumento de conversão na vida de tantas pessoas que estão famintas e sedentas de Deus.
Ir. Ítalo Mateus Dutra de Oliveira, noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Filosofia pela FAFIC – Cajazeiras-PB; graduado em Teologia pela Unicatólica – Quixadá-CE.