Jesus plenifica e completa a Lei dos profetas…
6 de março de 2024A lei Maior é a lei do Amor
8 de março de 20247 de março, 5ª feira, 3ª semana da Quaresma.
Faça silêncio. Respire profundamente. Peça ao Espírito Santo que te guie nesta oração.
Abra o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar o Evangelho Lc 11,14-23
Jesus agiu em favor de todos, curando e libertando de todo tipo de mal. Diante dessa ação libertadora, houve um contraste entre a admiração da multidão, que reconhece os seus milagres e a atitude de reserva de alguns, que o acusam de blasfêmia e de aliado do demônio. A mudez da pessoa era considerada uma possessão diabólica porque impedia a comunicação. A falta de comunicação, a falha na comunicação ou comunicação falsa, dificultam a construção da fraternidade entre as pessoas. Pelo contrário, criam muros e divisões. Jesus restaura a dignidade da pessoa humana, devolvendo sua integridade. Esta é a prova de que ele trabalha contrariamente ao diabo, que é chamado de divisor; aquele que divide e causa desunião.
Meditação: O que o texto diz a mim?
Somos convidados a curar nossa surdez espiritual, a fim de ouvir integralmente a mensagem do Evangelho de Jesus que nos convida ao amor, a construirmos um mundo mais justo e fraterno e a viver a prática da justiça, a fim de que seu Reino venha. Somos convidados a viver a comunhão de corações, a fim de que toda divisão seja superada, pois a divisão é fruto do maligno.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que não te deixe duvidar de quem é Jesus. Jesus continua agindo na vida das pessoas hoje. Ele age na sua vida… Peça ao Senhor que te acompanhe e fortaleça para que seja no mundo um sinal do seu amor e da sua presença.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
A ação de Jesus, que é construtor de pontes fraternas, te inspira? Como podemos colaborar para que todas as pessoas tenham espaço de escuta e não sejam emudecidas na sociedade?
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
Disse Jesus: “Todo reino dividido contra si mesmo acaba em ruínas… Jesus restaura a dignidade da pessoa humana, devolvendo sua integridade. Esta é a prova de que ele trabalha contrariamente ao diabo, que é chamado de divisor; aquele que divide e causa desunião. Também nós cristãos, seguidores de Jesus, somos chamados a trabalhar contra tudo o que trás divisão, ódio. Construir pontes é nossa missão.
Equipe do Lectionautas