“E vós, quem dizeis que Eu sou?”
4 de agosto de 2022“Mestre, é bom estarmos aqui.”
6 de agosto de 202218ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Sexta- feira – 05/08/22
Mt 16,24 – 28 – “Tome a sua cruz e me siga”
- Leitura: O que o texto diz?
No Evangelho, Jesus diz aos discípulos que para segui-Lo é preciso renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e então segui-Lo. E ainda que aquele que quiser salvar a própria vida irá perdê-la e aquele que perder a vida por causa Dele (Jesus), irá encontrá-la. Jesus ainda continua a falar e afirma que de nada adianta ter o mundo inteiro, se perder a vida. E garante que o Filho do Homem irá retribuir a cada um de acordo com sua conduta.
- Meditação: O que o texto me diz?
O Evangelho faz um chamado a cada um de nós e coloca os critérios, as condições para o seguimento de Jesus, que são a renúncia, despojamento, compromisso, mudança de vida e por aí segue. Ou seja, não é só dizer eu quero seguir Jesus, mas é uma mudança de atitudes. Renunciar a si é esvaziar-se de tudo o que nos faz autossuficientes e donos da verdade. Depois desta renúncia é preciso assumir a nossa cruz, ou seja, não estamos livres de problemas, pelo contrário eles estão a nossa volta, mas é preciso enfrentá-los e buscar soluções, fortalecidos por Jesus. Importante, também, é perceber que além de nossa cruz é preciso ajudar a tantos a carregarem as suas, este é um chamado de Jesus. E seremos retribuídos de acordo com a nossa conduta.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
O texto não é nada simples, pelo contrário é muito exigente diante do mundo, mas muito claro, diante de nossa fé. “Senhor Jesus, que saibamos renunciar a tantas coisas que nos seduzem e nos dão a falsa impressão que são fundamentais para nossa vida. Que saibamos esvaziar-nos de tantas coisas sem valor e possamos assumir nossa cruz com a determinação de vosso amor. Que sejamos comprometidos com o vosso Reino e que um dia sejamos dignos da retribuição que confiamos virá de Vós.”
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Desperta uma grande reflexão: temos renunciado as seduções do mundo? Temos esvaziado de nossas arrogâncias e prepotências? Vimos no seguimento de Jesus a grande libertação? Temos gastado nossa vida ajudando outras pessoas? Esta reflexão é necessária porque ainda temos tempo para repensar nossas atitudes, nossas escolhas e então seguirmos os ensinamentos de Jesus para que um dia sejamos recompensados por Ele.
- Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Podemos rever, HOJE, não amanhã, nossas escolhas. Que tipo de cristão temos sido? Ouvimos muito e fazemos pouco? Muitas vezes parece que os critérios de Jesus estão na contramão da vida e às vezes duvidamos de seus ensinamentos. É urgente reavaliar nossas atitudes, assumir nossas cruzes e confiar na recompensa de Jesus. Precisamos de mais audácia em nosso seguimento e mais coragem para transformar o mundo. Isto fará a diferença em nossas vidas, mas principalmente na vida de quem vive junto de nós. Cristo nos chama e quer uma resposta.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG