
Faze-me justiça!
19 de outubro de 2025
20 de outubro, 2ª feira, 29º Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 12,13-20
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus está no meio de uma multidão. Alguém chega e pede que Ele o ajude em uma situação, onde existe uma herança e o irmão não quer dividir. Jesus dá uma resposta, dizendo que isto não cabe a Ele e faz um grande alerta sobre a ganância, pois a vida não pode ser avaliada pelos bens que se tem.
Meditação: O que o texto me diz?
Percebemos que Jesus dá sim uma resposta ao irmão que queria a parte da herança. Talvez, não a resposta que ele buscasse, mas Jesus ofereceu o melhor para ele. Quando Jesus ensina sobre o acúmulo de riquezas, não o proíbe e nem diz que ele está errado, mas ensina muito mais, pois mostra que o acúmulo de riquezas para si mesmo, sem que se seja rico diante de Deus, de nada adianta, pois ninguém leva nada de material depois da morte, mas leva junto de si toda compaixão, todo amor, toda doação oferecida ao próximo. Esta sim é a verdadeira riqueza que nos conduz a Deus.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ajude a buscar ser mais rico do amor e dos valores do Reino. E que você saiba utilizar os bens necessários para a vida não esquecendo de ajudar o próximo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Medite: Onde você tem colocado tua segurança, tua esperança? Você vive uma vida assegurada nas coisas materiais, deste mundo, centrado em si mesmo?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo,
mas não é rico diante de Deus”, diz o evangelho. Inúmeras vezes de forma gananciosa buscamos acumular os bens materiais e consumimos de tudo, pensando muito em nós, nos nossos confortos, o que pode nos afastar da maior riqueza que são os valores do Reino, que buscam nos acumular do que nos aproxima Dele. O ter não nos afasta de Deus, Jesus não criticou isto, mas acumular sem no outro pensar, isto sim, nos torna “pobres” diante do Pai.