Uma boa medida
14 de março de 2022“O que tu queres?”
16 de março de 202215/03/2022 (Terça-feira da II Semana da Quaresma): Mt 23,1-12 “todos vós sois irmãos”
- Leitura: O que o texto diz?
Lucas gosta de uma multidão aglomerada em torno de Jesus, já percebeu isso? Entrando nesse texto, podemos deixar escapar uma intenção sucinta, mas bem sutil do autor, o texto começa com uma denúncia, “não deveis imitar as ações daqueles que conhecem a Lei”, em um segundo momento, Jesus passa a exortar as multidões e os seus discípulos “todos vós sois irmãos”, lembre-se de que estamos misturados a essa multidão, que se aglomera para escutá-lo. Por fim, conclui esse discurso com um convite a ação, “o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve” Aqui claramente ele fala do que Ele vive. Uma oposição aos doutores da Lei e aos fariseus, que não vivem o que pregam.
- Meditação: O que o texto me diz?
Estás sendo coerente? Vivendo aquilo que crê e prega? Se, ao invés de analisar os fariseus, Jesus estivesse falando de você para as multidões, o que Ele estaria falando? Você está mais preocupado com sua saúde espiritual ou com o que pensam/rotulam sobre a sua vida? O que você entende por “se humilhar e ser exaltado”? Medite com ‘uma’ dessas perguntas.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Nesta oração, reconheça sua condição humana e se perceba como criatura frágil, primeiro agradeça a Deus por essa condição, e peça auxílio do Espírito para que você seja sempre coerente com a verdade e a vontade Divina. Peça ao Senhor o aumento da esperança e da fé, para que possas servir com alegria e gratidão, e reze para que na caridade possas ser sinal de fidelidade e de humildade. Se você está numa comunidade, você tem irmãos, louve a Deus por isso, peça o dom de saber estar na presença dos seus irmãos. Reze ainda por um tempo, se quiser escrever ou falar palavras de gratidão ao Senhor.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Se você puder, sente-se em lugar arejado, onde tenha vento, sinta os movimentos do Espírito, contemple o dom do serviço, recordando a sua disposição em servir. Perceba quanto o serviço edifica você e sua comunidade, sua família e seus amigos. Perceba ao seu redor os inúmeros dons concedidos. Sinta o louvor a Deus, vai contagiar o seu coração com uma alegria e todo o seu corpo sentirá isso.
- Ação: O que o texto me faz agir?
De várias formas, esta reflexão pode se tornar uma atitude concreta, mas aqui indico duas apenas: Primeira, após ter-se avaliado suas atitudes, converse com alguém próximo a você e escute essa pessoa, permita que o seu ouvido/coração seja serviço ao outro. Uma segunda opção, é buscar assumir no dia-a dia uma atitude de gratidão aos outros e a Deus. Essa gratidão vai além do “obrigado”, ela vai se traduzir em sorrisos, em um abraço, em lembrar da pessoa e oferecer um “mimo”. Seja criativo, deixe o Espírito Santo te guiar.
Irmão Orlando Pinheiro, Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém – Fortaleza/CE