“Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.”
23 de novembro de 2021“A vossa libertação se aproxima”
25 de novembro de 202124 de novembro, 4ª feira da 34ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lc 21,12-19
Leitura: O que o texto diz
No Evangelho de hoje Jesus apresenta aos discípulos um contexto de conflito e perseguição por causa do anúncio do seu nome, do seu projeto, do seu Evangelho. Jesus deixa claro que os seus seguidores enfrentarão dificuldades com as autoridades, diante de quem deverão depor, e também diante dos próprios familiares e amigos. Porém, seja como for, o Senhor lhes dará a palavra certa e protegerá.
Meditação: O que o texto me diz
Enquanto o Reino não for plena realidade, os conflitos acontecerão, pois haverá quem não olhe o mundo pelas lentes do amor. E, enquanto os conflitos acontecem, é preciso anúncio pelo testemunho, para que mais pessoas se abram ao Reino de Deus. Seguir Jesus no dia-a-dia exige coragem. Queremos seguir Jesus, mas nem sempre estamos dispostos a nos comprometer. Entretanto, precisamos ter em mente que essa obra não é nossa, é de Deus. Somos porta-vozes do Evangelho, seja no que fazemos ou no que falamos; seja na vida em sociedade ou na convivência com os amigos e a família.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor pelos inúmeros cristãos que hoje são torturados, presos e mortos por causa de Jesus. Peça também coragem, firmeza para continuar sendo amigo e amiga de Jesus num mundo cheio de conflitos.
Contemplação: O que o texto faz em mim
O testemunho de Jesus exige rompimento com estruturas injustas, mesmo que estejamos acostumados com elas. Exige disposição até mesmo para um conflito conosco mesmos para superar hábitos e relações que não estão de acordo com o Evangelho que queremos testemunhar. Isso é conversão.
Ação: O que eu posso fazer a partir do evangelho
Todos vos odiarão por causa do meu nome”, diz Jesus no evangelho de hoje. Não queremos conflitos, mas queremos o Reinado de Deus. Isso sempre cria algum tipo de conflito, em nós mesmos, nos outros e no mundo. “Comungar é tornar-se um perigo”, diz uma música de Comunhão. Ser cristão exige coragem, firmeza, fidelidade a Jesus. Será bom ver em que precisamos ser mais fiéis a Jesus.
Equipe do Lectionautas