“Ide também vós para a minha vinha!”
17 de agosto de 2022“O maior mandamento…”
19 de agosto de 2022QUINTA FEIRA – 18/Agosto/2022
20ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mt 22, 1-14
“Todos são convidados, mas é preciso preparar-se para participar”
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Sinta a presença de Jesus que se aproxima. Somos convidados a participar da festa com ele. O banquete já está pronto.
Refrão meditativo: O pão da vida, a comunhão /Nos une a Cristo e aos irmãos /E nos ensina a abrir as mãos / Para partir, repartir o pão. (bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
No evangelho de hoje, Jesus continua seus ensinamentos sobre o Reino dos Céus, mas sua fala é direcionada aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo. Para melhor compreender o Reino Jesus faz a comparação do mesmo com uma festa de casamento que um rei preparou para seu filho. Fez um grande banquete e mandou seus servos chamarem os convidados, mas nenhum deles aceitaram o convite. Então o rei disse a seus servos: “A festa do casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. Ide, portanto, às encruzilhadas dos caminhos e convidai para o casamento todos os que encontrardes. Assim fizeram os servos e a sala do casamento ficou cheia de convidados: bons e maus. Quando o rei entrou para ver os convidados, observou um homem que não estava com o traje de festa. Questiona-o, mas não obtém resposta. Assim, manda amarrá-lo e lança-lo fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes. Com efeito, muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. Palavra da Salvação.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Vamos reler a Palavra de Deus, na Bíblia. O que podemos aprender com Jesus? Que sentimentos brotam no coração? Relendo essa parábola trazemos à memória os acontecimentos, no tempo de Jesus. Mateus nos ajuda a compreender essa parábola diante da realidade dos Judeus que não aceitaram Jesus, mas o mesmo foi acolhido pelos gentios, os mais humildes que aderiram a Jesus. O mais importante: Não só aceitar Jesus, mas se colocar no seguimento. Somos chamados a participar ativamente, revestir-se de Cristo vivendo os seus ensinamentos.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Como agradecer a Deus? O que pode pedir? (silêncio). Que saiba ouvir e colocar em prática sua Palavra? Peço ao Senhor que eu saiba caminhar com responsabilidade e ser firmes em minhas decisões tomadas a partir dos ensinamentos de Jesus.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Olhe para dentro de você. Que sentimentos brotam de seu interior ao descobrir quem é Jesus? Ao ser convidado para participar do banquete. Aceitar o convite é a possibilidade de fazer a experiência do encontro pessoal com ele; se fortalecer nele.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que compromisso posso assumir para ajudar eficazmente às pessoas próximas de mim? Como que a Palavra de Deus te provoca: para evangelizar? Proclamar a Palavra? trabalhar em uma pastoral da comunidade?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.