“Ainda não tendes fé?”
30 de janeiro de 2021“E começou a pregar tudo o que Jesus tinha feito por ele”
1 de fevereiro de 202131/01/21 (4º dom Tempo Comum): Mc 1,21-28 – “Todos ficaram admirados com seu ensinamento”
- Leitura: O que o texto diz?
Invoque a presença do Espírito Santo para iluminar e conduzir esse contato vivo com a Palavra de Deus. Acalme o coração e, em clima de silêncio, inicie a leitura de Mc 1,21-28. Jesus está ensinando na sinagoga e todos estavam admirados com seu ensinamento, bem diferente dos mestres da Lei. Observe a cena. Perceba a autoridade das palavras de Jesus. De repente, aparece um homem possuído por um espírito mau. A situação deixa os presentes e você apreensivos. Parece uma briga violenta contra o mal. O poder e a autoridade de Jesus intimida o inimigo. Ele ordena que o espírito mau se cale e saia do homem. A situação é de admiração: “um ensinamento novo, dado com autoridade”, inclusive “os espíritos maus o obedecem”. Deixe ser contagiado por essa admiração e mergulhe naquilo que a Palavra vai dizendo a você.
- Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Mc 1,21-28, procure perceber o que mais inquietou seu coração. Que trechos da narrativa fizeram você parar por um instante. O que as atitudes e as palavras de autoridade de Jesus provocaram em você? O que de mau precisa ser banido de sua vida com o poder e a autoridade do Senhor? O que te faz admirar em seus ensinamentos?
- Oração: O que o texto me faz dizer?
À medida que a Palavra vai inquietando seu coração, você experimenta a ação do Senhor. Assumindo que Jesus é o “Santo de Deus” apresente suas dificuldades e os males que precisam ser calados e expulsos. Peça ao Senhor para que de fato seus ensinamentos toquem o mais profundo de seu coração e faça você testemunhar com autoridade seu chamado diário de discípulo.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
À medida que você permite Jesus expulsar todo o mal, silencie e deixe essa Palavra cair com autoridade e ser o fundamento de sua vida. Contemple esse cuidado que vai renovando inclusive suas forças e sua esperança nesse tempo cheio de desafios.
- Ação: O que o texto me faz agir?
Diante dessa Palavra que interpela seu ser, como você tem se comprometido com ela? Como ela tem repercutido aos seus próximos? Que frutos você poderá colher do poder e da autoridade dessa Palavra? Como fazer para que essa Boa-Nova de Jesus se espalhe por toda a parte?
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).