
“Sei quem Tu és: o Santo de Deus.”
13 de janeiro de 2026
“Eu quero: fica curado!”
15 de janeiro de 2026
14 de janeiro, 4ª feira, 1ª semana do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 1,29-39
Leitura: O que o texto diz?
Estamos no tempo comum, tempo de testemunhar as palavras e a obras de Jesus que vão formando pouco a pouco seus discípulos. As curas, a expulsão dos demônios e a pregação de Jesus despertam a atenção de muitas pessoas que o procuram todo o tempo. Sinta a presença de Deus que acompanha você ao longo de cada dia. Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus saiu da sinagoga, lugar do ensino da Palavra de Deus, e vai à casa de dois de seus discípulos, onde o inesperado acontece. Eles buscam a ajuda do Mestre para curar a sogra de Pedro, que logo é curada e põe-se a servi-los. Mais doentes são curados e o mal é expulso. O poder do Messias encanta a cidade inteira! Mesmo que Jesus se retire para rezar num lugar deserto, todos o procuram, inclusive os discípulos! A missão é desafiante. É preciso anunciar a Boa-Nova noutros lugares!
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que abra seus olhos às realidades novas que precisam ser evangelizadas, também no seu dia-a-dia.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que necessidades ou enfermidades precisam ser apresentadas a Jesus? Que pessoas devemos apresentar a Ele? Como tem sido sua busca pelo Mestre? Onde encontrá-lo?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Todos estão te procurando”, diz os discípulos a Jesus. Em tempos de tantas enfermidades e tantos males como guerras, violências, fome, a busca pelo Senhor é essencial. Sua presença e sua proximidade transformam nossa realidade de vida. Sua Palavra expulsa o mal e aquece nosso coração, impulsionando-o a testemunhar com gestos concretos e sendo luz para nossos irmãos e irmãs!



