“Hoje estarás comigo no paraíso…”
20 de novembro de 2022“Cuidado para não serdes enganados…”
22 de novembro de 202221 de novembro, 2ª feira, 34ª Semana do Tempo Comum
Mt 12,46-50 –
Leitura: O que o texto diz?
“Todo aquele que faz a vontade de meu Pai do céu é meu irmão, minha irmã e minha mãe”, disse Jesus à multidão que o rodeava. Com essa palavra, Jesus estende os laços familiares para além dos laços de sangue. A família se dá a partir dos laços do coração. No caso de Jesus, ele se sente irmão de todo aquele que faz a vontade de Deus, ou seja, todo aquele que coloca o projeto da vida plena para todos acima de suas vontades próprias.
Meditação: O que o texto me diz?
O que é uma família? Jesus nos ensina que uma família não é somente a união de um homem com uma mulher e os filhos que nascem dessa relação. Uma família é uma agremiação de pessoas que se querem bem, se amam, se cuidam e tem um objetivo em comum. Um pai com seus filhos é família. Uma avó que sozinha cuida dos netos também é uma família. Uma tia que cuida dos sobrinhos é família. E um casal sem filhos também é família. O que faz a família é o amor, o respeito e o cuidado de uns com os outros.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Silencie seu coração e abra-se ao ensinamento amoroso de Jesus. Peça a ele que te ajude a superar seus preconceitos e medos; que te ensine a ver a realização da vontade dele em todo gesto de amor, de carinho e de cuidado com a vida. Peça ao Senhor que te ajude a ser fiel ao seu projeto de vida plena.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Este texto nos faz um grande convite a fazermos parte dessa nova família de Jesus, ao mesmo tempo nos desperta a consciência de que para pertencer a ela devemos ter compromisso com os ensinamentos dele. Isso se dá na liberdade de adesão ao projeto do Pai para a humanidade revelado por ele.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Devemos configurar nossa vida à vontade de Deus, sendo um diferencial de amor junto ao ambiente onde vivemos, buscando ser discípulo onde quer que sejamos chamados. Que atitude concreta faço em meu cotidiano que revela minha pertença á família de Jesus? O que posso modificar em minhas práticas de vida para estreitar meus laços familiares com ele?
Equipe Lectionautas