“Já preparei o banquete… Vinde para a festa!”
19 de agosto de 2021“Deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações!”
21 de agosto de 2021“Toda lei e os profetas dependem desses dois mandamentos…”
20/08/21: Sexta da 20ª semana do Tempo Comum: Mt 22,34-40
Leitura: o que o texto diz?
Jesus aproveita a situação de prova imposta pelos Fariseus, para apresentar o amor de Deus cuja forma mais concreta de realizar-se se dá pelo amor ao próximo “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Deste modo, apresenta que toda lei deve ser resumida em apenas duas exigências: amar a Deus e ao próximo. Nesse cumprimento se encontra a perfeita busca da santidade e a salvação do ser humano. Quais palavras e gestos de Jesus mais lhe chamaram atenção nesse texto? Faça uma nova leitura e perceba com atenção o que texto diz.
Meditação: o que o texto me diz?
A Palavra de Deus supera o tempo e as realidades, amar a Deus e ao próximo é um mandato que supera o simples legalista, trata-se de uma necessidade do coração humano. Jesus diz isso aos Fariseus que gastavam seus dias impondo advertências aos “não cumpridores da lei” enquanto eles mesmos não entendiam seu real sentido. Diante do que o texto nos diz: como está seu relacionamento com Deus? Como sua relação com o Pai lhe faz transbordar em amor pelos irmãos? De modo particular, deixe que esse texto fale diretamente a sua vida.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Deus não resiste a um coração verdadeiramente abandonado. Faça, nesse momento, um exercício de entrega ao Senhor, colocando tudo que tem lhe impedido de amá-lo de todo coração. Faça memória também da relação com seus familiares, amigos ou pessoas que feriram seu coração ou que você magoou. Do que você precisa para que sua relação com Deus e os irmãos se torne melhor? Coloque-se diante de Deus e abra com sinceridade seu coração, conte suas verdades, conte suas dores e permita que a Palavra realize uma obra de renovação em você.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Contemplar é como que apreciar o sabor de tudo que a Palavra realizou em nós. O que você sentiu ao longo da meditação de hoje? Quais lembranças o Senhor trouxe ao seu coração? O que ele suscitou dentro de você? Contemple toda a graça que nesse momento repousa em sua vida.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
Se o amor a Deus se concretiza por meio do amor aos irmãos, sempre haverá algo a mais para ser feito em favor do próximo. Nesse momento, você é convidado a tornar mais concreto em seu coração tudo que contemplou junto com a Palavra. É como trazer o mover do coração para ações concretas. Dar e oferecer perdão? Oferecer ajuda a alguém? Silenciar diante das injúrias? Pare um pouco e veja de que modo você, em sua realidade, pode realizar esses gestos concretos.
Kelviane Pontes
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela FCF. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduanda em Teologia pela FCF. Mora em Maracanaú-CE, Brasil.