Tira primeiro a trave do teu olho…
9 de setembro de 2022“Eu trabalho para ti há tantos anos”
11 de setembro de 202210 de setembro, sábado, 23ª semana do Tempo Comum.
Lc 6,43-49
Leitura: O que o texto diz
O Evangelho nos mostra que assim como as árvores são conhecidas pelos seus frutos, do mesmo modo os homens são conhecidos pelos seus atos. “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, mas o homem mau tira do seu coração mal coisas, más, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio.” “Por que vocês me chamam: “Senhor, Senhor” e não fazem o que eu digo? Jesus compara quem ouve suas palavras e as põe em práticas a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a enxurrada bateu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída.
Meditação: O que o texto me diz
Quem põe em prática a mensagem de Jesus, constrói a vida pessoal e comunitária sobre alicerce firme, que resiste a alienação, aos conflitos e até a perseguição. Quem fica somente no ouvir ou no falar, jamais colabora na construção do reino de Deus aqui e agora. O Senhor nos faz compreender que não podemos construir a nossa vida sem alicerces seguros ou sobre as coisas passageiras e superficiais. Um dia as situações do cotidiano podem se complicar e a casa vai desmoronar. Basta lembrarmos as árvores em dia de chuva. Quantas delas acabam caindo com a força do vento. Escutar as palavras de Jesus também significa deixar que entrem em contato com nosso coração, criem raízes ali e possam gerar frutos por meio de nossa vida cotidiana. Mais que adereços externos, é o escutar e o pôr em prática que demonstra que somos seus discípulos.
Oração: O que o texto me faz dizer
Senhor que possamos demonstrar através de nossos atos e ações quem somos, em quem acreditamos enquanto cristãos nos dias de hoje, onde o senhor e tão negado, humilhado nos nossos irmãos excluídos, nos mais pobres. Senhor aumente a nossa fé para que possamos dar frutos bons através de nossas ações e de nossa vida no dia a dia. Senhor, fazei nos cristãos comprometidos com a justiça, com a fraternidade, com o amor e com a solidariedade seguindo seu exemplo.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Hoje nós cristãos somos como aquelas pessoas que chamam Senhor, Senhor e não fazemos o que Ele pede nos seus evangelhos: Edificar nossas casas na rocha e não na areia, porque seremos derrubados. Praticar a justiça. Sermos exemplo do amor de Deus onde vivemos, na nossa casa, no trabalho, na nossa comunidade Igreja. Enfim revelar Deus através de nossos atos aos nossos irmãos e irmãs.
Ação: O que eu posso fazer a partir do Evangelho
O Evangelho nos pede que sejamos frutos bons na vida de nossa comunidade dando exemplo de Jesus, pois somos criados a imagem e semelhança de Deus. Que nossos atos sejam coerentes com a busca da justiça, da fé, da fraternidade, lutando sempre para uma vida digna com direitos a alimentação, moradia, saúde, educação, para todos e todas. Que nossa fé não seja aquela que clamamos pelo Senhor e não nos comprometemos com o outro nosso irmão. Jesus nos ensina que fé sem obra não tem valor.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e e Especialista em Catequese.