Pode um cego guiar outro cego?
11 de setembro de 2020Senhor, quantas vezes devo perdoar ao irmão que pecar contra mim?
13 de setembro de 202012.09.2020 – Lc 6, 43-49 – “Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos”
Leitura:o que o texto diz?
O Evangelho de hoje traz a conclusão do discurso exortativo de Jesus, que pode ser compreendido em uma frase: não basta conhecer os ensinamentos do Reino, não basta seguir o mestre, não é suficiente chamar a Jesus de Senhor (cf. Mt 7,21) é preciso viver seus ensinamentos. Quem vive a Palavra torna-se anunciador por meio de sua vida, pelo bom testemunho e pelos frutos que consegue produzir. Desse modo, tem sua vida firmada sobre a rocha e jamais perecerá. Jesus nos concede a possibilidade de refletirmos, sobretudo, como estamos conduzindo nosso relacionamento com sua Palavra, como estamos gerindo nossos atos a partir do que dizemos ser nossa experiência de fé. Faça mais uma vez uma leitura vagarosa e atenta deste texto sagrado e note quais aspectos tocam mais forte seu coração, quais palavras e frases você mais se identifica. Aventure-se nesse desafio!
Meditação:o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
Jesus fala por meio de parábolas, utilizando elementos que nos fazem compreender melhor aquilo que deseja nos comunicar. Hoje ele nos fala sobre duas árvores uma que dá bons frutos e outra que dá maus frutos, fala de uma casa que construída sobre a rocha jamais será destruída e de outra, que facilmente desmorona porque construída na areia não consegue suportar as tempestades. O que tudo isso diz ao seu coração? Olhando para essas imagens utilizadas por Jesus, com qual/ quais você mais se identifica? Ou com qual/quais você mais deseja se parecer? Quais ensinamentos de Jesus no Evangelho de hoje afetam diretamente seu coração? Lembre-se que o ensinamento de Jesus é para o hoje da sua vida, por isso permita que essa meditação toque sua realidade e gera bons frutos.
Oração:o que o texto me faz dizer a Deus?
Volte-se para Jesus nesse momento e revele as verdades do seu coração que foram suscitadas pela experiência com o Evangelho. Fale das coisas que são desafiadoras e daquilo que te encoraja. Conte como você se sente diante da exortação feita por Jesus, como pretende agir e reagir a partir de agora. Dê sua resposta ao Deus que se comunica pela Palavra.
Contemplação:o que Deus, através do texto, faz em mim?
Em sinal de acolhida e de deleite diante da voz de Deus direcionada a você, faça um profundo silêncio. Um silêncio de quem deseja ouvir a Palavra que vai tomando forma na sua vida. Coloque seus sentidos, seus pensamentos, suas emoções, todo seu ser em favor dessa escuta, dessa entrega à Palavra que recria, que anima, que é criativa, que toca sua vida exatamente onde você mais necessita. Coloque-se por inteiro e contemple a graça deste momento.
Ação:que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
A concretude da Palavra acontece dia após dia em nossas vidas quando a colocamos em prática. Que atitudes concretas você se sente impulsionado a praticar a partir da meditação de hoje? Faça um exame pessoal e trace metas de vida para que a Palavra lida, meditada, rezada e contemplada possa ser uma árvore frondosa que gera excelentes frutos.
Kelviane Pontes Vieira
Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-CE