Sede misericordiosos…
12 de setembro de 2024Festa da exaltação da Santa Cruz
14 de setembro de 202413 de setembro, 6ª feira, Memória de São João Crisóstomo.
Procure um lugar confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Peça ao Espírito Santo que te oriente nos passos leitura orante.
Leia o evangelho de Lucas 6,39-42
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje encontramos algumas expressões categóricas que nos movem a abandonar o jeito julgador, bastante perigoso e causa de rompimento nas relações. Há um apelo forte que nos convida a fazer em pedaços a cadeira de juiz que todos levamos presa às nossas costas. Há coisas muito mais importantes a fazer do que se dedicar a julgar os outros.
Meditação: o que o texto me diz?
“Guia cego” é aquele que, centrado na lei, se situa acima do outro, exigindo dele qualquer tipo de “submissão”. Jesus sempre nos chama à autenticidade. Por isso, Ele está sempre combatendo uma acomodação externa às normas e preceitos. A atitude julgadora petrifica o nosso ser, deixando-nos estagnados: emoção congelada, relações congeladas, imagem de Deus congelada, visões congeladas… A única Lei definitiva é a que está escrita em nosso interior e tem a marca do amor.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te ajude a ser misericórdia em ação. Peça ao Senhor que te ajude não julgar os outros, a cultivar a mansidão, a aceitar sua própria imperfeição e a dos outros. Implore ao Senhor que te ajude a ser misericordioso, sobretudo consigo mesmo.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Releia o evangelho. Deixe-se abraçar por ele. Você deixa “transparecer” seu coração na vivência cotidiana? Coração oxidado ou ativado pela Misericórdia?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Tira primeiro a trave do teu olho”, diz Jesus. O Deus de Jesus não é um juiz com um catálogo de leis que tem necessidade de mandar, controlar, verificar… Basta-lhe a misericórdia, a compaixão…
Equipe Lectionautas