De nova luz se veste a Terra
8 de dezembro de 2013Eis o Senhor Deus que vem com poder estendendo os braços (Is 40, 1-11)
10 de dezembro de 2013Um dia Jesus estava ensinando. É sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: Homem, teus pecados estão perdoados. Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus? Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: ‘Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados – disse ao paralítico – eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa’. Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: ‘Hoje vimos coisas maravilhosas!’
Começo a oração pedindo a Jesus a companhia Dele. Muitas vezes chego na oração já com uma pauta preestabelecida. Então expresso a Deus o meu desejo de me deixar levar pela Palavra, me deixar conduzir pelos caminhos que Ele desejar.
Na passagem, o paralítico é levado até Jesus por alguns homens. Estão todos em busca do milagre. E então diz que Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao homem que seus pecados estavam perdoados.
Pode parecer que o mais óbvio seja que Jesus, vendo-lhes a fé, curasse o homem. Mas, na cultura da época, o perdão dos pecados já era a promessa de cura, já que as doenças eram consideradas consequências do pecado.
A frase que mais me chamou a atenção na oração foi: “O que é mais fácil dizer”. Perdoar pode ser mais fácil de dizer (é de difícil comprovação), mas talvez seja mais difícil de fazer. Curar o corpo talvez seja mais fácil do que curar a alma… O “levanta-te e anda” é uma consequência do “seus pecados estão perdoados”.
Que nesta oração não desejemos apenas a cura, o milagre. Mas que possamos desfrutar da companhia de Jesus. E que assim Deus possa chegar no nosso profundo e curar a nossa alma. Que nos faça experimentar o perdão e então nos leve a perdoar.
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG