Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito
14 de junho de 2022“Dai-lhes vós mesmos de comer”
16 de junho de 202215/06/2022 (Quarta da 11ª Semana do Tempo Comum): Mt 6,1-6.16-18 – “Teu Pai, que vê o que está em segredo, te retribuirá”.
- Leitura: O que o texto diz?
Iniciemos este encontro com as Sagradas Escrituras invocando o Espírito Santo. Abra o seu coração e permita que Ele entre e faça de você uma pessoa nova. Agora pegue a sua Bíblia e abra em Mt 6,1-6.16-18. Na narrativa do Evangelho de hoje, Jesus orienta o povo em como praticar a esmola e o jejum. Nosso Senhor começa falando a respeito daqueles que vivem em função do julgamento dos outros. Ao fazer uma oferta no templo, era dito em alta voz a quantia que era depositada. Assim, aqueles que davam altos valores eram vistos com mais apreço. Jesus ao contrário, ensina que as nossas boas ações deveriam ser vistas e louvadas apenas por Deus. Da mesma forma ele exorta as pessoas a não utilizar do jejum para aparentar ser mais santas que as demais. Antes, ele ensina que o jejum deve ser feito de forma discreta, para que somente Deus o saiba.
- Meditação: O que o texto me diz?
Agora trazendo o texto para a sua vida. O que mais inquietou seu coração? Nas suas práticas religiosas, você busca chamar a atenção das pessoas? Normalmente você costuma falar quando faz alguma boa ação ou que está fazendo jejum? Você pratica o jejum ou obras de caridade por obrigação ou por amor a Deus e ao próximo? Permita que o texto continue tocando você.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Neste momento invoque o nome do Senhor. Abra o seu coração a Ele. Diga tudo o que está te causando inquietação. Se neste momento você sente que em suas ações havia a busca de atenção ou elogios dos outros, coloque diante de Deus e peça a graça da humildade e do correto modo de agir. Fale para Deus que você quer amá-lo de coração sincero e que é por Ele e para Ele a finalidade das suas ações.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Feche seus olhos e no silêncio do seu coração procure repetir o nome de Jesus. Permita que a paz vá entrando no seu interior. Permita ser abraçado por Deus. Ele está na sua frente e deseja estar junto de você em todos os momentos de sua vida. Basta você dizer: “Fica Senhor comigo! ”.
- Ação: O que o texto me faz agir?
No mundo em que vivemos, tão marcado pelo individualismo, que nos leva a pensar somente em si. Quais atitudes de caridade você está tomando para ajudar o próximo? O seu jejum está sendo meio para servir aqueles mais necessitados?
Ir Ian Lucas Rodrigues Oliveira – noviço do Instituto Nova Jerusalém.