“Este teu irmão estava morto e tornou a viver”
27 de março de 2022Levanta-te e anda…
29 de março de 202228 de março de 2022, 2ª feira da 4ª semana da Quaresma.
Jo 4,43-54 – Teu filho está vivo.
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus partiu da Samaria para a Galileia e foi bem recebido pelos galileus, por causa daquilo que havia feito em Jerusalém. Então foi a Caná da Galileia e ali um oficial do rei, tendo ouvido sobre os milagres que o Senhor realizou, foi ao seu encontro pedindo a cura para o filho que estava morrendo. Jesus repreendeu a busca por sinais e prodígios, mas devido à insistência do homem, disse-lhe: Pode ir, teu filho está vivo. Então o homem acreditou e recebeu a confirmação da melhora do filho exatamente na hora em que Jesus disse a ele: ‘Teu filho está vivo’. A partir daí esse homem abraçou a fé com toda a sua família.
- Meditação: O que o texto me diz?
Muitas vezes buscamos Jesus apenas para receber os benefícios que Ele pode nos dar através de seus gestos de cura, mas não estamos dispostos à conversão nem a acolhermos a proposta do Reino que Ele veio trazer. Embora conheça essas nossas frágeis intenções, Jesus não deixa de nos dar uma palavra que transforma as situações mais difíceis, como fez com aquele pai, cujo filho estava morrendo. Precisamos acolher a Palavra do Senhor e realizar o que ela propõe. Aquele homem foi ao encontro de seu filho, movido para confiança na Palavra de vida pronunciada pelo Senhor. E ao constatar que aquela Palavra se tornou realidade na vida de seu filho, o pai e toda a sua família acolheram a fé. A Palavra de Deus é viva e eficaz, precisamos nos colocar a caminho, a partir de suas indicações e acolher a fé com alegria.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, queremos acolher tua Palavra e fazer aquilo que ela nos impulsiona a realizar, a fim de que nossas vidas sejam transformadas e possamos nos tornar discípulos missionários, cada vez mais motivados a viver conforme o Evangelho. Queremos aprender a buscar-te com confiança, certos de que em Ti e contigo veremos muito mais do que sinais e prodígios, mas veremos o plano de salvação se tornar realidade em nossas vidas e na vida de todos aqueles a quem pudermos levar o anúncio de tua salvação.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
O Senhor me mostra que, além de sinais e prodígios, Ele tem muito mais a oferecer, tem um caminho que conduzirá à vida eterna. Preciso buscá-lo pelo que Ele é e não apenas pelo que Ele faz. Além disso, Jesus me mostra que sua Palavra é tão viva e eficaz que pode transformar as situações mais difíceis. Essa palavra está ao meu alcance a cada dia, através da Sagrada Escritura, basta me aproximar dela com confiança e realizar o que ela propõe.
“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para meu caminho” (Salmo 119, 105).
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A partir desse texto sou impulsionada a me colocar na escuta cada vez mais atenta da Palavra de Deus, a fim de deixar que ela me transforme. Guardar a Palavra no coração e colocá-la em prática é o grande propósito de hoje, a exemplo de Maria. Essa Palavra também me impulsiona a apresentar ao Senhor os doentes, como fez aquele pai, a fim de que Jesus lance sobre eles sua Palavra de vida.
Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.