
Quem te deu tal autoridade?
15 de dezembro de 2025
Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus
17 de dezembro de 2025
16 de dezembro, 3ª feira, 3ª semana do Advento.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 21,28-32
Leitura: O que o texto diz?
Jesus estava no Templo ensinando sobre o Reino de Deus e conta sobre um Pai que pediu ao Filho para ir trabalhar na vinha. O Filho respondeu que sim, mas não foi. Ao pedir para outro filho que fosse trabalhar, esse respondeu que não iria, mas foi.
Meditação: O que o texto me diz?
Testemunhar por meios de adereços externos é fácil. Entretanto, nossa vida precisa transmitir por meio do dia a dia o Deus que nós encontramos em nossa vida. É assim que hoje somos chamados a trabalhar na vinha do Senhor: que até o nosso simples “bom dia” fale ao outro a alegria vinda do encontro com Deus. Às vezes não importa as nossas respostas, mas nossas ações, nossas atitudes.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que seu trabalho na Vinha Dele possa gerar frutos. Peça pela paz no mundo e para que possamos verdadeiramente ser capaz de seguir o caminho proposto por Jesus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Medite: Tenho conseguido tratar bem as pessoas? Ou esse desejo surge durante a celebração eucarística e ao longo da semana se esvai?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Diz Jesus: “Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”. Testemunhar algo, não somente faz com que nossa vida fale desse algo, pois também aprendemos a enxergar o mundo por meio dessa experiência.



