“O que fostes ver?”
15 de dezembro de 2022Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi…
17 de dezembro de 202216 de dezembro, 3ª Semana do Advento
Evangelho de João 5, 33-36
Leitura: O que o Texto diz?
“Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar.” Os Judeus enviaram mensageiros a João e ele deu testemunho da verdade. João era uma lâmpada a brilhar e por um tempo eles se alegraram com essa luz. Mas Jesus tem um testemunho maior que o de João, são as obras que o Pai lhe concedeu realizar, elas dão testemunho que Ele é o enviado do Pai.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“falo assim para a vossa salvação”. O Evangelho nos convida a uma fé inabalável no Cristo, o ungido de Deus, o enviado do Pai. Os milagres e obras de Jesus não constituem o centro do anúncio evangélico, a fé não depende de obras, elas são um sinal do poder e da ação de Deus. Ele é Deus, os milagres confirmam sua divindade e poder. Anunciamos e cremos na salvação. É preciso crer no Filho e assim participar da sua salvação.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”. Acostumamo-nos numa vida atarefada e cheia de labutas, por isso, todos os dias se faz necessário criar um momento de encontro, de diálogo com o Senhor. Fale com ele de suas tristezas e fadigas, Ele te dará olhos para enxergar a graça do Seu Amor. Procuramos por coisas extraordinárias e surpreendentes, mas todos os dias em cada respirar Deus está manifestando a sua graça.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.” Ser lâmpada acesa e alegrar o mundo com essa luz, é a experiência daquele que foi iluminado, alumiado pelo Cristo. João não é a luz em si mesmo, ele ao ser iluminado pode irradiar luz em meio as trevas. Façamos a experiência de ser iluminados por Jesus Cristo e seremos portadores da alegria do mundo.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia a dia?
“ele deu testemunho da verdade.” Pelo batismo somos enviados para dar testemunho da verdade, para gritar aos corações aquilo que vimos e ouvimos. No dia a dia dar testemunho é mais do que simplesmente falar da fé, é assumir na carne, na vida, aquilo que se anuncia. É muito mais ser do que dizer.
Pe. José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG