
‘Abre-te!’
13 de fevereiro de 2026
14 de fevereiro, sábado, Memória de São Cirilo e São Metódio
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 8,1-10
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho de hoje é chamado de multiplicação dos pães. Jesus, que continua sua caminhada rumo à cidade Jerusalém, é seguido por uma multidão esperançosa de ver ou receber alguma ação miraculosa do Senhor. Num dado momento, Jesus percebe a exaustão e a fome daquelas pessoas e se enche de compaixão e diz: “Tenho compaixão dessa multidão”. Sinta-se como a multidão olhada com compaixão por Jesus. Teus cansaços movem o coração do Senhor ao seu encontro.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus quer matar a fome daquele povo. Os discípulos percebem a discrepância entre o que eles têm e o que precisam para alimentar a multidão. Mas a intervenção de Jesus nos mostra que o pouco partilhado pode se mostrar muito, diante da necessidade humana. A multidão é saciada com pães partilhados. Deus continua tendo compaixão da multidão de pessoas que hoje passa fome. Ele quer saciar essa fome.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Diga ao Senhor o que você tem a lhe oferecer. Pode ser que seja só a sua própria fome, mesmo assim a ofereça a Ele.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Quais são os peixes que você pode oferecer a Jesus? Este peixe pode ser um serviço pastoral, um compromisso com os mais pobres. Que peixes sua comunidade cristã está oferecendo a Jesus?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo.”, narra o evangelho. Há aqui uma alusão a Eucaristia: dar graças, partir e distribuir. Sinta-se tocado e refeito pelo olhar bondoso de Cristo que se faz alimento cotidiano no banquete da Eucaristia.



