
Nada a fazer senão esquecer o medo…
2 de agosto de 2025
3 de agosto, 18º Domingo do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 12,13-21
Leitura: O que o texto diz?
O Tempo Comum destaca, em especial, a vida pública de Jesus com acontecimentos do cotidiano. Jesus se encontra com uma pessoa preocupada com a divisão da herança, com os bens materiais. Jesus deixa claro que é uma ilusão a preocupação com as posses e riquezas, elas não são capazes de nos assegurar a vida. Para explicitar ele conta uma parábola que nos ajuda a colocar os valores do Reino em primeiro lugar.
Meditação: O que o texto me diz?
A questão que nos é colocada é a seguinte: queremos nos tornar ricos de celeiros ou de coração? Toda forma de ganância tende a nos escravizar. Ela nos distância das pessoas que amamos, gera rivalidades, é causa de discussões, agressões e violências. A ganância leva a passar por cima de outras pessoas, burlar a lei, negar a justiça e os direitos humanos. Só Deus é a fonte da verdadeira riqueza. Na parábola do homem avarento fica muito claro: de nada adiante fazer grandes planos, encontrar estratégias para acumular mais e mais. Só Deus preenche verdadeiramente nosso vazio interior. Só Deus pode nos garantir a verdadeira vida. Cuidemos de sempre buscar o Reino de Deus em primeiro lugar.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ajude a ser mais solidário e simples. Peça essa graça de buscar sempre em primeiro lugar o Reino de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você investe na verdadeira riqueza para Deus que é a do amor, a do favorecimento da vida, a do descentramento de si mesmo em favor do serviço ao outro, o das obras em favor dos mais pobres e desfavorecidos? Isso é “ser rico para Deus”.
Ação: O que o texto me leva a fazer?
No centro da mensagem de Jesus encontramos a revelação de Deus como Pai e a proclamação da igualdade e da fraternidade de todos os seres humanos. Para ajudar a refletir, acompanhe essa bênção irlandesa que nos leva a valorizar a vida de uma forma leve, livre do espírito de ganância:
Que o caminho seja brando aos seus pés,
O vento sopre leve em teus ombros.
Que o sol brilhe cálido sobre tua face,
As chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Que Deus te guarde na palma de sua mão!
Renova, Senhor, a cada dia, a alegria de te servir e fazer o que é agradável a TI.
Amém!
Equipe Lectionautas