“Deus vai subindo para o seu trono. Enquanto ele sobe, há gritos de alegria e sons de trombeta!”
28 de maio de 2017João 17,1-11
30 de maio de 2017Leitura: João 16, 29-33
Então os seus discípulos disseram:
— Agora, sim, o senhor está falando claramente e não por meio de comparações. Sabemos agora que o senhor conhece tudo e não precisa que ninguém lhe faça perguntas. Por isso nós cremos que o senhor veio de Deus.
E Jesus respondeu:
— Então agora vocês creem? Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo. Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
Oração:
À profissão de fé de seus discípulos, que diziam saber que ele vinha de Deus, Jesus rebate com o conhecimento de que o deixariam só dali a poucos momentos.
Na oração de hoje, começamos contemplando a nossa fraqueza. Sentir que o Pai está ao meu lado, sentir que Ele caminha comigo… saber que o Filho me ama e não me abandona… nada disso evita que, em alguns momentos, também eu me disperse. Minha fé, minha vontade, meu esforço não são suficientes para a perseverança perfeita. Em algumas curvas, eu me desvio do Caminho.
A contemplação da minha fraqueza, no entanto, não me faz desistir da caminhada. Ela constrói em mim a humildade… lembra-me que sou criatura, filho, criança, pequeno. Eu preciso do colo do Pai, da mão do Filho, do sopro do Espírito.
Depois de contemplar minhas dispersões, posso ouvir, com os discípulos: “Eu não estou só, pois o Pai está comigo”. Dá-nos alívio saber que o Reino sobrevive apesar das minhas faltas. O Amor continua apesar dos meus desamores. A Caridade continua apesar das minhas indiferenças. A Alegria continua apesar das minhas traições. O Reino não para porque eu deixo de trabalhar. Vai com mais vagar, mas continua. Jesus não está só, pois o Pai está com Ele. “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz”. O Reino não para porque eu me paro, mas o Pai deseja que estejamos com o Filho e o Filho deseja que estejamos, por ele, com o Pai.
Ao final da passagem, o evangelista nos conta uma das coisas mais lindas que Jesus já disse: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo”. Jesus não é cínico. Deus não é cínico. Não “doura a pílula”. Admite: o mundo, tal qual é, é de causar dor. Se você, discípulo, caminhou comigo até aqui, o mundo faz sofrer. O contraste com o Reino machuca. O contraste com o amor do Pai é dolorido. Mesmo assim, coragem! Cometa o disparate de ser honesto, sincero, fiel, amigo, coerente, sensível… cometa a loucura de tentar amar de verdade. Faça isso porque eu fiz. Eu venci o mundo. Você tem um amigo que já venceu isso… que sabe a dor e o caminho para muito além dela… o caminho para a plenitude. Venha. Atravesse.
João Gustavo Henriques de Morais Fonseca, Família Verbum Dei de Belo Horizonte