Ascensão do Senhor
21 de maio de 2023“Eu te rogo por eles…”
23 de maio de 202322 de maio de 2023, 7ª semana da Páscoa
Evangelho de João 16, 29-33
Leitura: O que o texto diz?
“Eis, agora falas claramente e não usais mais figuras”. Os discípulos se dirigem a Jesus, pois compreenderam que, ele conhece tudo e que veio da parte de Deus. Mas Jesus profetiza que é chegado a hora em que eles o deixarão só, se dispersarão. Mas o Pai está com ele, e ele não está só. Por fim, os exorta a ter coragem pois ele venceu o mundo e as suas tribulações.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem!” Jesus antecipa aos discípulos que eles sofrerão tribulações e o medo os debandará. O Texto nos convida a encontrar em Cristo a verdadeira paz que supera todo o medo. Quem está em Cristo está em paz, nele não há espaço para o medo. As nossas fugas em não cumprir a vontade de Deus demonstram o temor das tribulações. A coragem é expressão daquele que está cheio do Espírito de Jesus Cristo.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“Por isso cremos que vieste da parte de Deus”. Aquele que vem da parte de Deus é quem revela o próprio Deus. Reconhecer e crer que Jesus é o enviado do Pai nos coloca em sintonia com a sua vontade. Pela oração somos chamados a pedir a Deus um coração sempre disponível ao projeto de Jesus Cristo.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“Disse-vos estas coisas para que tenhais a paz em mim.” Experimentar essa paz em Cristo é estar mergulhados no próprio Deus da paz. É se confiar inteiramente, sem reservas, à vontade do Pai. Busquemos sempre a experiência de ser conduzidos pelo Senhor, assim, mesmo na tribulação estaremos nos braços d’Ele.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia a dia?
“Mas eu não estou só”. A verdadeira vida cristã se realiza em comunidade, nenhum discipulo vive só e isolado. Jesus recorda-nos que ele está unido ao Pai. Nós precisamos estar sempre unidos em Jesus, dessa forma nunca estaremos só, não há solida para quem encontrou Cristo.
Pe. José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG