A paz e o Espírito Santo estão em nós
16 de abril de 2023“O vento sopra onde quer”
18 de abril de 20232ª SEMANA DA PÁSCOA
Segunda-feira – 17/04/23
Jo 3,1-8 – “Tem que nascer da água e do Espírito”
Leitura: O que o texto diz?
Um chefe judaico, chamado Nicodemos, à noite, foi ao encontro de Jesus para um diálogo. Ele reconhecia que Jesus era um homem de Deus, reconhecia os sinais que Jesus fazia, estava inquieto com tudo, mas não enxergava e nem entendia as propostas e o Reino de Deus. Jesus, então, lhe afirma que é preciso nascer de novo e Nicodemos não entende esta “metáfora” e leva ao pé da letra o que ouviu, afirmando não ser possível voltar ao ventre materno e nascer de novo. Nicodemos apesar de se encantar com Jesus, vivia uma religião com entendimentos radicais e seria necessário romper com uma grande estrutura para sua conversão. Jesus lhe fala do Espírito Santo e que é necessário nascer no Espírito para entender o Reino.
Meditação: O que o texto me diz?
Que somos parecidos com Nicodemos: trazemos tantas coisas radicais dentro de nós, temos práticas que não condizem com nossa fé e somos resistentes em fazer o que é certo. Jesus, o Ressuscitado, nos convida a permitir que o Espírito Santo nos conduza, pois somente Ele nos leva a atitudes que, realmente, transformam. Não adianta saber o que fazer, mas é preciso FAZÊ-LO. O conhecimento não transforma, as atitudes sim.
Estamos na Páscoa e somos desafiados a romper com o que não está bom em nós para sermos anunciadores da Ressurreição com palavras e ações.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Meu Senhor, que Nicodemos nos inspire a ouvi-Lo e nos ensine que é preciso fazer o que o Senhor nos ensina. Que Nicodemos nos faça refletir que ser um grande conhecer não nos faz melhor e nem maior, mas que servir o outro será sempre a melhor maneira de anuncia-Lo. Que com Nicodemos aprendamos que é preciso nos abrir sempre ao Espírito Santo e a nascer de novo, aceitando o que o Senhor nos propõe. Que com Nicodemos aprendamos a admirá-Lo, mas que aceitemos sua proposta.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
O evangelho nos faz pensar e repensar: temos nascido de novo? Temos ouvido Jesus, permitindo que o Espírito Santo nos faça rever nossos pensamentos, nossas atitudes, nossas convicções? Temos permitido que o “vento” nos leve onde quer ou temos resistido, muitas vezes, com práticas que não estão de acordo com os ensinamentos do Ressuscitado? Consigo olhar para Nicodemos e com ele aprender muito ou é mais fácil critica-lo? É preciso rever nossas vidas e a Páscoa é um momento propicio para novas atitudes.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Podemos criticar menos. Temos uma facilidade gigante em olhar e ter opiniões, sendo juízes e ainda mais, com sentenças prontas. Não nos cabe julgar ninguém e muito menos condenar, pois o” coração do homem é terreno sagrado, onde não devemos pisar nem descalços.” Nicodemos terá tempo e sabemos que ele tem um lugar importante depois da morte de Jesus, e isto nos aponta um futuro diferente. Aprendamos a olhar para nós mesmos e nos permitir ser conduzidos pelo vento que nos levará a um futuro melhor.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG