Praticar a vontade do Pai
3 de dezembro de 2020“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”
5 de dezembro de 2020Sexta-feira, 04 de dezembro de 2020.
Mt 9, 27-31 – “Tem piedade de nós, filho de Davi!”
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus está a caminho e dois cegos o seguem gritando: “tem piedade de nós, filho de Davi”. Ao chegar em casa, os cegos se aproximam dele; Jesus dialoga com os dois homens e percebe que têm fé. Então o Senhor toca nos olhos dos cegos, abrindo-os.
- Meditação: O que o texto me diz?
Os dois cegos perceberam em Jesus uma presença capaz de tirá-los daquela situação de escuridão. E nós, quais são as situações que nos cegam e obscurecem nossos corações? Será que percebemos em Jesus a possibilidade de reencontrar a luz? Estamos gritando por Ele? Cremos que Ele é capaz de nos libertar de nossas cegueiras? Buscamos uma proximidade com o Senhor, para que Ele nos toque com seu amor misericordioso?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
“Senhor, filho de Davi, tem piedade de nós”!
Jesus, abre os nossos corações à tua luz. Toca em nossas vidas e devolve a nossa capacidade de ver com clareza o caminho a seguir. Guia-nos com tua Palavra. Que nossa resposta de fé nos aproxime de ti e nos insira na dinâmica do discipulado, para que em tudo saibamos fazer a tua vontade!
- Contemplação:O que Deus, através do texto, faz em mim?
“Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8, 12).
O Senhor toca meu coração e meu olhar e me permite ver a vida com mais clareza, a partir de sua luz. Ele é a luz do mundo e essa luz estará sempre iluminando meus caminhos, na medida em que eu souber me aproximar Dele constantemente. Quero gritar pelo Senhor quando for necessário, como aqueles dois cegos.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Essa Palavra me impulsiona a fazer da minha oração um grito de fé, suplicando a Jesus que sua luz abra o meu olhar para viver conforme a sua vontade! Além disso, a Palavra me faz olhar com atenção para tantas pessoas que vivem na cegueira, sem a luz de Cristo, e me encoraja ainda mais na missão de anunciar a alegria do Evangelho.
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.